Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
19:18:50
informe o texto

Notícias / Artes

02/04/2024 às 17:02

RIQUEZA CULTURAL

Conheça a exposição ‘Cuiabá em Curvas e Cores’ do artista plástico Adriano Ferreira

Fauna, flora, Siriri e religiosidade, com São Benedito, formarão uma explosão de cores em cerca de 15 peças expostas

Entretê

Conheça a exposição ‘Cuiabá em Curvas e Cores’ do artista plástico Adriano Ferreira

Foto: Assessoria

De 01 a 30 de abril, o Shopping Estação Cuiabá recebe a exposição "Cuiabá em Curvas e Cores", do artista plástico Adriano Ferreira, como forma de homenagem à cidade conhecida por sua hospitalidade, calor humano e riqueza cultural, visando aumentar o sentimento de pertencimento e reforçando os valores de viver em Cuiabá. No dia 12 o artista fará uma performance ao vivo, às 19h, na Praça de Alimentação, Piso L3. Fauna, flora, Siriri e religiosidade, com São Benedito, formarão uma explosão de cores em cerca de 15 peças expostas.

Com mais de uma década de trabalho evidenciando a cultura mato-grossense, principalmente a cuiabana, com sua arte, Adriano possui uma relação muito próxima com a cultura local. "A ideia da exposição partiu do shopping e decidimos unir forças para celebrar o aniversário de Cuiabá e valorizar cada vez mais a nossa cultura, dando o sentimento de pertencimento às pessoas que moram e nasceram aqui. Externando esse orgulho de ser cuiabano e de viver na cidade", destaca o artista.

Além de levar Cuiabá também no nome, o Shopping Estação ainda homenageia a capital em sua logo, pois ela foi inspirada no movimento das dançarinas de Siriri, quando elas rodam suas saias de chita durante as apresentações. "Uma cidade inspiradora e acolhedora como Cuiabá merece uma homenagem realizada por quem se orgulha dela e lhe entrega inúmeras condecorações, por meio da arte, sabendo explorar suas infinitas qualidades", afirma o Gerente de Marketing do Shopping, Deucimar Serra.

"O ponto alto da mostra é a instalação artística da saia rodada - que inspirou a logo do shopping, e nasceu da exposição Convertendo em Curvas, quando tivemos a ideia de trazer um momento do siriri, o momento mais bonito, a hora que as mulheres balançam suas saias. Meu desejo era ter uma dançarina o tempo todo na exposição, mas como não é possível, eu criei essa instalação artística, fiz o esboço e convidei o artista Daniel Coelho para fazer a execução. A ideia é convidar as pessoas a darem uma força para nossa cultura e fazê-la girar", revela Ferreira.

Durante a performance ao vivo, Adriano vai se deixar envolver pelo ambiente, pela música, pelas pessoas e pelo calor do momento, mas revela que não tem ideia do que pode acontecer. "Estou muito feliz em pintar ao vivo. É sempre uma emoção e o Shopping me deu a liberdade, então eu quero deixar pra sentir o momento, pois a energia e o resultado vão depender disso. Vamos valorizar os nossos símbolos e Cuiabá é o tema, mas o resultado ainda é desconhecido e isso é muito bom, eu gosto muito de soltar e deixar levar. Só tenho certeza que vai ser uma noite linda", finaliza.

Da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet