Cuiabá, segunda-feira, 06/05/2024
20:53:24
informe o texto

Notícias / Cinema

25/02/2022 às 11:00

Carnasofá: Nove filmes sobre Carnaval para você curtir a folia em casa

Já que não tem bloquinho este ano, que tal aproveitar o “Bloco do Cinema em Casa”?

Paulo Henrique Fanaia

Carnasofá: Nove filmes sobre Carnaval para você curtir a folia em casa

Cena de Ó Paí, Ó

Foto: Divulgação

“Quem não gosta de samba, bom sujeito não é. É ruim da cabeça ou doente do pé”. Chegou o Carnaval, mas, infelizmente, pelo segundo ano consecutivo, as festas estão proibidas devido à pandemia da covid-19.

Mas isso não quer dizer que você é obrigado a ficar em casa quietinho sofrendo com saudade do bloquinho. Arrasta o sofá da sala e prepara a pipoca, que vai passar o “Bloco do Fica em Casa” e o “Bloco da Maratona”, porque o Entretê! preparou uma lista de nove filmes super divertidos que se passam durante o Carnaval!

Aqui você vai encontrar folia para todos os gostos. Tem comédia, documentário, desenho para a criançada e até filme para cantar e dançar.

Ó Paí, Ó (2007 – 96 min - Dirigido por Monique Gardenberg)

Em um animado cortiço do centro histórico do Pelourinho, em Salvador, tudo é compartilhado pelos moradores, especialmente a paixão pelo Carnaval e a antipatia pela síndica do prédio, uma evangélica fervorosa que odeia a folia e toda a festa que a envolve. Todos tentam encontrar um lugar nos últimos dias do Carnaval, seja trabalhando ou brincando. Incomodada com a farra dos condôminos, a síndica Dona Joana decide puni-los, cortando o fornecimento de água do prédio.

Um filme clássico de comédia e drama musical, “Ó Paí, Ó” é repleto de música, piadas certeiras e uma crítica social que vai desde o preconceito com o Carnaval até a luta de classes enraizada na história do Brasil. Além da alegria do Carnaval Baiano, o filme ainda mostra como a festa é um refúgio do povo pobre que não só se diverte, mas tem os festejos como fonte de trabalho e de sobrevivência.

O filme fez tanto sucesso que virou uma série na Rede Globo e lançou a carreira de vários atores do Bando de Teatro Olodum!

Disponível na Globoplay e completo no YouTube.



Axé – Canto do Povo de um Lugar (2017 – 107 min - Dirigido por Chico Kertész)

Documentário que relata a história de um dos movimentos musicais mais globalizados do mundo, o Axé, originário da Bahia. Mostrando como o ritmo musical carrega em sua essência boa parte de todo o sincretismo musical e cultural baiana, o filme reúne entrevistas e imagens de arquivo com objetivo de traçar um ponto inicial do nascimento do gênero.

Que filme maravilhoso! É impossível assistir “Axé – Canto do Povo de um Lugar” sem cantar junto e dançar na sala de casa. O filme obviamente é repleto de música e ainda conta com entrevistas de artistas que foram os responsáveis por dar a base de sustentação a esse ritmo super brasileiro.

Obrigatório para quem ama Carnaval!

Disponível na Netflix.



Rio (2011 – 96 min - Dirigido por Carlos Saldanha)

Blu é uma arara azul macho que nasceu no Rio de Janeiro, mas, capturada na floresta, foi parar na fria Minnesota, nos Estados Unidos. Lá é criada por Linda, com quem tem um forte laço afetivo. Um dia, eles encontram o ornitólogo Túlio que revela que Blu é o último macho da espécie e deve acasalar com a única fêmea viva, que está no Rio de Janeiro. Linda e Blu partem para a cidade maravilhosa, onde conhecem Jade. Só que ela é um espírito livre e detesta ficar engaiolada, batendo de frente com Blu logo que o conhece.

"Rio" é a prova de que o Carnaval brasileiro já tomou conta do mundo! Esta animação produzida pelos estúdios Blue Sky e 20th Century Fox e indicada ao Oscar de melhor canção original é deliciosa, colorida, vibrante e enche os olhos da garotada. Mas não se engane, mesmo sendo um filme com animaizinhos bonitinhos, "Rio" tem uma crítica muito forte quanto ao tráfico de animais, a destruição da natureza e luta social de quem vive nas favelas cariocas.

Disponível na Disney+.



Pai em Dobro (2021 – 103 min – Dirigido por Cris D’Amato)

Vicenza é uma adolescente criada em uma comunidadehippie, que ao fazer 18 anos decide buscar pelo pai biológico. A garota vai para a cidade grande iniciar a procura, mas acaba encontrando mais do que gostaria.

Há algum tempo, a Netflix vem apostando em filmes adolescentes nacionais com atores famosos entre a garotada. Às vezes, ela erra, mas, quando acerta, o resultado é melhor do que o esperado. "Pai em Dobro" é uma comédia adolescente dramática super gostosa estrelada por Maisa Silva, Eduardo Moscovis e Marcelo Médici. O filme não é sobre o Carnaval, mas tem pontos importantes da trama em que a festa de rua serve como pano de fundo.

Disponível na Netflix.



Damas do Samba (2013 – 75 min - Dirigido por Susanna Lira)

Desde que o samba surgiu, a presença feminina foi fundamental para a criação, manutenção e perpetuação até os dias de hoje. Musas, pastoras, tias, compositoras, passistas, madrinhas, carnavalescas, mulatas, intérpretes e até mesmo como operárias, elas formam um painel de cores,sentimentos e sons na representação desta cultura. Este filme faz um breve passeio pela história de algumas dessas mulheres, reverenciando e reconhecendo a sua força.

Filme obrigatório para quem é apaixonado por samba, Carnaval e quer conhecer a história dele e a importância das mulheres que contribuíram e até hoje contribuem para que a cultura nacional seja passada para frente. Mulheres que dividem as angústias e as felicidades do cotidiano com a paixão pelo Carnaval.

Disponível na Prime Vídeo e Disney+.



O Samba (2015 – 82 min – Dirigido por Georges Gachot)

O cantor, compositor, escritor e bamba Martinho da Vila guia o espectador através do gigantesco mundo do samba investigando as origens do ritmo, destacando sua importância em diferentes esferas, contando histórias sobre sua carreira e apresentando sua agremiação do coração, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Vila Isabel.

O rei do samba Martinho da Vila abre a casa, o coração e as portas do barracão da Vila Isabel para mostrar como o Carnaval e o samba estão no peito e na alma de casa brasileiro!

Disponível na Net Now, Apple TVe completo no YouTube.



Trinta (2014 – 92 min – Dirigido por Paulo Machline)

Cinebiografia do carnavalesco Joãozinho Trinta. O filme mostra a trajetória do artista em recortes partindo dos anos 1960, quando se mudou do Maranhão para o Rio de Janeiro a fim de se tornar bailarino do Theatro Municipal; até 1974, ano em que assume o posto de carnavalesco da Acadêmicos do Salgueiro, tradicional escola de samba do Carnaval carioca.

Filmaço com uma atuação inesquecível de Matheus Nachtergaele. Joãozinho Trinta foi um dos carnavalescos mais famosos da história, conhecido pelo seu luxo e bom gosto na Sapucaí.

Disponível completo no YouTube.



Fevereiros (2017 – 75 min – Dirigido por Marcio Debellian)

O documentário registra a vitória da escola de samba carioca Estação Primeira de Mangueira em 2016, ano em que teve um enredo homenageando a cantora baiana Maria Bethânia. Além de filmar a escola e os preparativos do barracão, a produção ainda acompanhou a cantora nas festas da Nossa Senhora da Purificação, na Bahia.

Maria Bethânia, Mangueira e Carnaval. Junte tudo isso e, além de um samba-enredo e um desfile inesquecível, você ainda tem um filme lindo e cheio de uma energia que só a cantora baiana sabe proporcionar. Documentário mais do que obrigatório para quem ama a festa e a música popular brasileira.

Disponível na Apple TV, Net Now e Globoplay.



Estou me Guardando Para Quando o Carnaval Chegar (2019 – 76 min – Dirigido por Marcelo Gomes)

Na cidade de Toritama, considerada um centro ativo do capitalismo local, mais de 20 milhões de jeans são produzidas anualmente em fábricas caseiras. Orgulhosos de serem os próprios chefes, os proprietários destas fábricas trabalham sem parar em todas as épocas do ano, exceto o Carnaval: quando chega a semana de folga eles vendem tudo que acumularam e descansam em praias paradisíacas.

Documentário que mostra a realidade nua e crua de um povo que trabalha o ano inteiro e apenas tem o Carnaval como válvula de escape para se divertir e esquecer as angústias da vida. Embora o filme se passe no estado de Pernambuco, ele mostra a vida de mais da metade dos brasileiros!

Disponível na Netflix.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Krisna 26/02/2022 às 00:00

    Li essa matéria por indicação de um amigo, mas não tinha nenhuma expectativa de ter interesse em ver os filmes, mas a cada trailer que assistia isso foi mudando junto com a vontade de ver cada indicação dada aqui. Ótima matéria, parabéns pela seleção!!!

 
Sitevip Internet