Cuiabá, sexta-feira, 03/05/2024
19:07:21
informe o texto

Notícias / Cinema

27/11/2022 às 10:20

Netflix inclui no catálogo documentário sobre Manoel de Barros

'Só dez por cento é mentira' homenageia cuiabano que escreveu em versos as belezas do Pantanal

O Progresso

Netflix inclui no catálogo documentário sobre Manoel de Barros

Foto: Netflix

A Netflix incluiu no catálogo, esta semana, o documentário “Só dez por cento é mentira”, sobre o poeta cuiabano Manoel de Barros.

A obra é uma "biografia inventada" e apresenta os versos fantásticos do poeta, tudo isso contado através de depoimentos dele mesmo e de leitores que se viram contagiados por seu trabalho.

Em 2010, o cineasta Pedro Cezar dirigiu o documentário ‘Só dez por cento é mentira’ sobre a vida, a obra e as memórias inventadas de Manoel de Barros. O filme é baseado em uma frase famosa de Barros que dizia: “Noventa por cento do que eu escrevo é invenção. Só dez por cento é mentira”.

Entre as obras mais famosas, encontra-se, inclusive, a trilogia de poemas em prosa ‘Memórias inventadas’, lançada entre 2003 e 2008, em três volumes, e relançada, postumamente, em um único livro pela editora Alfaguara.

Manoel de Barros faleceu em 2014, aos 97 anos, em Campo Grande (MS), consagrado como um dos maiores poetas do Brasil e como a voz mais famosa a cantar as belezas do Pantanal.

Assista neste link.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet