14/11/2019 às 10:02
Mirella Duarte
Durante três dias os 183 estudantes e 63 professores de escolas públicas selecionados na etapa estadual estiveram em SP
Foto: Lívia Wu
A Olimpíada da Língua Portuguesa anunciou esta semana os finalistas dacategoria Documentário, e entre os alunos do Ensino Fundamental, três de Mato Grosso.
Eles são Emily Horing, João Guilherme Moraes e Thauany Gabriella estudantes do IFMT, campus de Juína. Eles estão juntos a professora Lisdafne Junia de Araújo Nascimento. O título do documentário selecionado é “Separa pra nós: o tempo vale ouro e o lixo também”.
Os alunos e professores de todo país, agora, seguem para a final, que acontecerá no dia 9 de dezembro, em São Paulo, quando serão conhecidos os vencedores nacionais.
Sobre a Olimpíada de Língua Portuguesa
Ao todo, 19 trios de estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Médio e seus professores, de todas as regiões do país, seguem para a final no dia 09 de dezembro, em São Paulo, quando serão revelados os vencedores nacionais. Foram premiados também os quatro professores autores dos Relatos de Prática vencedores da categoria.
Durante três dias os 183 estudantes e 63 professores de escolas públicas selecionados na etapa estadual estiveram em São Paulo. Participaram de passeios culturais, debates com diretores e produtores de filmes e oficinas de produção de vídeos.
Os especialistas do audiovisual trabalharam com alunos e professores o aprofundamento da linguagem e das técnicas de roteirização e gravação de vídeos. Entre eles estavam Renato Candido de Lima, cineasta e mestre pela Escola de Comunicação e Artes da USP (Universidade de São Paulo) e Willem Alves Dias, montador, produtor e roteirista que venceu o Festival de Cinema de Gramado, pela montagem no filmeOs Matadores(1997), de Beto Brant.
AOlimpíada de Língua Portuguesaé realizada pelo Itaú Social e o Ministério da Educação (MEC) com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). O objetivo é apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita. Foram 4.876 municípios participantes; 42.086 escolas inscritas; 85.908 professores inscritos; 171.035 inscrições nas categorias; mais de 5 milhões de alunos participantes das oficinas de leitura e escrita realizadas para a produção dos textos.
13:02
08/11
08/11
08/11
08/11