Cuiabá, segunda-feira, 06/05/2024
15:43:05
informe o texto

Notícias / Variedades

10/08/2023 às 13:02

ENTRADA GRATUITA

Oficina de poesia e show musical marcam o 8º Sarau Literomusical

O evento é da Academia Mato-grossense de Letras e será realizado nesta sexta-feira

Entretê

Oficina de poesia e show musical marcam o 8º Sarau Literomusical

Foto: Divulgação

Com o tema "Poesias que tocam a alma", o 8º Sarau Literomusical 100 + 1, que terá vez na sexta-feira (11), na Casa Barão, nos períodos vespertino e noturno. A entrada é gratuita.

O evento teve uma edição por mês, desde janeiro deste ano e é fruto de uma parceria envolvendo a Academia Mato-grossense de Letras (AML), e a Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer. "Estamos super felizes pelo sucesso dessa iniciativa e agradecemos a Secel-MT por estar conosco, a todos os artistas que têm participado e ao público em geral que tem prestigiado nossos saraus", frisa Sueli Batista, presidente da AML.

Assim como os anteriores, o sarau tem formato híbrido. Pode também ser conferido pela internet, através do canal do youtube da Academia Mato-grossense de Letras.

Programação

Conforme as edições anteriores, durante a tarde, a partir das 15h, a literatura estará em pauta, começando com a oficina Fábrica do Poema, ministrada por Caio Augusto Ribeiro. Às 17h acontece o Papo Cabeça - Palavragem; onde Caio Ribeiro vai destrinchar os fazeres poéticos, com participação dos poetas e escritores Aclyse de Mattos e Lívia Bertges.

A partir das 19h a música entra em cena, com participação do Trio Bola de Ouro, formado por João Marinho (piano), Orlando da Guia Silva (saxofone) e Ju Baiana (cantora).

Como participar

Toda a programação é gratuita. É só chegar. A Casa Barão, sede da Academia Mato-grossense de Letras, fica situada na rua Barão de Melgaço, 3869.

Para a programação vespertina é necessária a inscrição antecipada, através dos celulares (65) 9 8412 9090 (Zilda Carracedo) e (65) 9 9227 6215 (Ronaldo Silva), via whatsapp. Para o show musical da noite não há necessidade de inscrição prévia. Nesta edição o projeto conta com três apoiadores: Eletro Fios, Cleide Imóveis e Sicredi Ouro Verde.

Oficina

Fábrica do Poema explora o fazer poético a partir de processos não convencionais (recorte de revistas, colagens, poema blecaute, e técnicas do próprio artista ministrador).

A partir de um percurso autoral, as pessoas participantes terão contato com um pouco da origem das poesias visual e concreta, percorrendo as vanguardas brasileiras e mato-grossenses, como o poema processo e o intensivismo, e produzirão poemas de acordo com as técnicas.

A oficina já teve 23 edições e foi realizada em diversos formatos, seja presencial ou online, tanto em Mato Grosso quanto em outros estados. Foi selecionada para circular pelo Sesc Arte da Palavra no circuito nacional.

Os inscritos devem comparecer com os seguintes materiais: tesoura, cola, canetinhas e livros ou revistas que possam ser recortados.

Palavragem

No Papo-cabeça - Palavragem, os convidados vão conversar sobre seus processos criativos e sobre suas visões acerca dos percursos da palavra. Toda a conversação, mediada por Caio Ribeiro, num formato bastante informal, ao estilo talk-show.

Show musical

O show do Trio Bola de Ouro é uma articulação da cantora e produtora Deize Águena, uma referência na paisagem sonora cuiabana, assim como os próprios músicos integrantes do Bola de Ouro.

No repertório uma eclética seleção que inclui canções como "Nervos de aço", "A noite de meu bem", "Negue", "Ronda" e "Matriz e filial", entre outras.

Os artistas

Na área da literatura, vão compartilhar seus saberes e fazeres os escritores Caio Ribeiro, Aclyse de Mattos e Lívia Bertges.

Caio Augusto Ribeiro é um multiartista performático, nascido em Rondonópolis, mas estabelecido em Cuiabá há vários anos. Formado em Ciências Sociais pela UFMT, é professor da rede pública de ensino e se desdobra em trabalhos como ator e diretor em teatro e cinema. Como escritor, lançou os livros “Porão da Alma”, "Colecionador De Tempestades", “Loucos e Sábios O Livro dos Diamantes”, "Manifesto da Manifesta", “Loucos e Sábios O Livro dos Diamantes” e "Manifesto da Manifesta: Mundo-Livro" (inédito).

Aclyse de Mattos nasceu em Cuiabá. É professor da Faculdade de Comunicação e Artes da UFMT. Mestre pela USP e doutor pela UFMG. Escritor e poeta com assento na Academia Mato-grossense de Letras, Cadeira 3, atualmente na vice-presidência. Tem 11 livros publicados, entre os quais, são de poesia: "Com Por", "Festa", "Quem muito olha a lua fica louco", "Papel Picado" e "Assalto a Mão Amada".

Lívia Bertges é mineira de Juiz de Fora, mas está radicada em Cuiabá há vários anos. É professora, escritora e pesquisadora com ênfase em Poesia e Visualidades. Pós-doutora em Ensino de Literatura (PPGEn-IFMT), doutora e mestra em Estudos Literários (PPGEL/UFMT). Atualmente, dedica-se ao magistério superior no curso de Letras da Unemat - Tangará da Serra. Colabora em projetos de leitura, curadoria de exposições de arte e edições de revistas literárias. Integra o Coletivo Literário Maria Taquara ( Mulherio das Letras -MT).

Músicos

Neste oitavo sarau, a música será representada pelos experientes componentes do Trio Bola de Ouro. João Marinho, mais conhecido como Joãozinho do Cavaco, acumula 40 anos dedicados à cultura mato-grossense, em especial, a música. É um compositor bastante reconhecido em Mato Grosso. Entre as principais canções que marcaram a sua trajetória estão "Cidade Industrial", "Hino do Sr. Divino", "Hino de São Benedito", "Hino de São Cristóvão", "Frevo do Leverger" e "Terra Abençoada". Joãozinho, apesar de levar o "Cavaco" no nome artístico, nesta ocasião, vai tocar piano. Ele é músico, professor e também acadêmico do curso de bacharelado em regência da UFMT.

O saxofonista Orlando da Guia Silva, nasceu em Santo Antônio de Leverger. Começou a sua carreira musical na banda Municipal de Cuiabá, em 1980. Esteve presente em vários projetos musicais no estado de MT. Hoje é músico profissional. Tem participações em várias gravações regionais e, atualmente, é especialista em Luthieria de saxofone.

A cantora Ju Baiana é mato-grossense, filha e neta de baianos. Iniciou sua carreira artística em 1985, na antiga Boate Sayonara. Sua trajetória é marcada pela versatilidade, passeando por diversos tipos de músicas. Foi a primeira mulher que abriu carnavais de rua em Mato Grosso, em trios elétricos, e puxando blocos carnavalescos na cidade de Santo Antônio de Leverger. Compôs várias músicas em parceria com Joãozinho do Cavaco. Tem cds gravados com canções em diferentes estilos musicais.

Serviço

8º Sarau Literomusical 100 + 1, com participação do escritores Caio Ribeiro, Aclyse de Mattos e Lívia Bertges
Quando: dia 11 de agosto, nos períodos vespertino (15h) e noturno (19h)
Quanto: entrada gratuita
Onde: Casa Barão de Melgaço, Academia Mato-grossense de Letras, rua Barão de Melgaço, 3869 (presencial), e no
canal do youtube da AML (internet).
Inscrição para período vespertino: através dos celulares (65) 9 8412 9090 (Zilda Carracedo) e (65) 9 9227 6215 (Ronaldo Silva), via Whatsapp.

Da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet