Cuiabá, sábado, 25/05/2024
03:50:24
informe o texto

Notícias / Variedades

24/04/2024 às 14:46

DE QUARTA A SÁBADO

Centro Histórico de Cuiabá recebe shows, feiras e visita guiada

Projeto será realizado ao longo dos próximos meses

Entretê

Centro Histórico de Cuiabá recebe shows, feiras e visita guiada

Foto: Divulgação

Ainda no ritmo das comemorações aos 305 anos de Cuiabá, a partir desta quarta-feira (24), os holofotes estarão voltados para o Centro Histórico. Em especial, para o Beco do Candeeiro, com o início das ações do projeto Eu Candeeiro, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, que revitaliza o espaço público e realça o potencial da ocupação criativa.

O beco, que outrora foi a rua mais importante de Cuiabá por ser o primeiro ponto a receber iluminação por energia elétrica, será ressignificado com diversidade de sons, cores e sabores. De quarta-feira a sábado, serão realizadas feiras gastronômica e de artesanato, shows e visitas guiadas ao Centro Histórico.

O primeiro grupo a se lançar pela “Rota da ancestralidade” será de alunos da rede pública municipal. Começa às 8h30 o passeio turístico que inclui visitação ao Museu da Imagem e Som de Cuiabá (Misc), Escadaria do Beco Alto e Praça da Mandioca, entre outros pontos, e foi idealizado pelo diretor do equipamento cultural, Cristóvão Luiz.

Já na quinta-feira (25), das 18h às 21h, é a música instrumental que atrai as atenções. Do projeto Piano Gente, Dario Sherner leva o instrumento para o Beco do Candeeiro, enquanto o Grupo Camerata abraça diversos gêneros musicais ao fazer releituras de canções do repertório popular nacional e internacional, com arranjos especiais.

Já na sexta-feira (26), é a vez da cantora e compositora Bel Priori & Banda, seguida no sábado (27), pelo Beco da Alegria, projeto criado especialmente para a ocupação, sob a batuta do músico Wellington Berê.

O secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Justino Astrevo, relembra que outras iniciativas como esta promoveram a reativação do espaço e ampliaram a circulação de pessoas. “E o Eu Candeiro tem o mesmo objetivo. Para tanto, a secretaria tem atuado de forma transversal com outras pastas, como saúde e assistência social, para garantir um local seguro e momentos de lazer a todos os públicos”.

O projeto coordenado pela Camerata Consultoria Musical, vencedora do certame de produção dos eventos, terá ações continuadas nos próximos meses. “A gente aproxima a população e amplia as oportunidades para artistas e empreendedores criativos comercializarem seus produtos. Queremos trazer para perto também, instituições, empresários e moradores do Centro. Esse movimento valoriza nossa história e nosso patrimônio”.
Da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Wagner Diamond de Andrade 25/04/2024 às 00:00

    Muito bom, o problema é, é seguro frequentar esse local? Infelizmente o poder público fecha os olhos em relação à insegurança que está parte do centro proporciona, só pergu tar para os legistas.

 
Sitevip Internet