Cuiabá, domingo, 05/05/2024
08:56:02
informe o texto

Notícias / Variedades

25/04/2024 às 15:38

OPORTUNIDADE

Projeto concilia saúde mental e capacitação gratuita com oficinas na área da moda

Além das atividades focadas em técnicas diversas de costura e artesanato, o projeto promove rodas de conversa com uma psicóloga, abordando temas variados sobre saúde mental e bem-estar

Entretê

Projeto concilia saúde mental e capacitação gratuita com oficinas na área da moda

Foto: Assessoria

Um projeto que tem ajudado a elevar a autoestima de mulheres, conciliando saúde mental com oportunidades de capacitação, ofertando oficinas de trabalhos manuais na área da moda, nas modalidades Patch Aplique, Patchwork, Fuxico e Upcycling.

Essa é a proposta do “Cultura Fazendo Arte”, que tem impactado positivamente na vida de muitas participantes, proporcionando uma nova possibilidade de geração de renda, e promovendo a integração entre as alunas, das mais diversas idades.

A aposentada Renata Pinho afirma que o curso possibilitou trabalhar o seu lado criativo e descobrir um talento que ela não conhecia. “As mulheres precisam ter autonomia financeira, e esse curso possibilita isso. Ganhamos com a possibilidade de comercializar nossas peças e ao mesmo tempo desenvolvemos um olhar diferente para enfrentar os nossos problemas internos. É sem dúvida terapêutico e transformador. Através da arte, podemos nos curar”, conta.

Além das atividades focadas em técnicas diversas de costura e artesanato, o projeto promove rodas de conversa com uma psicóloga, abordando temas variados sobre saúde mental e bem-estar. “A troca de experiência entre elas é muito enriquecedora, e como professora também tenho aprendido muito, conhecendo as histórias e compartilhando um pouco do tempo com elas”, conta Verena Fazolo, professora das oficinas de costura.

A funcionária pública Maria Virgínia conta que, apesar de uma limitação nas pernas, causada por um problema de saúde, se adaptou e acabou descobrindo uma nova paixão. “No começo achei que não conseguiria, mas acabei me adaptando. O pedal que as pessoas usam com os pés, eu uso com as mãos. Gostei tanto que já até comprei uma máquina, posso dizer que descobri uma nova paixão. E além disso, aqui a gente faz muitas amizades, está sendo maravilhoso”, afirma.

Devido ao sucesso do projeto, em breve será anunciada uma nova edição, com abertura de mais vagas para as oficinas de trabalhos manuais. O projeto Cultura Fazendo Arte é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer – (SECEL-MT), MT Criativo e Instituto ELEVAR.

Para obter mais informações sobre as atividades ofertadas e datas para abertura de novas vagas, é só entrar em contato com o Instituto ELEVAR, pelo telefone (65) 99938-9274.

Da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet