Cuiabá, terça-feira, 25/06/2024
04:45:28
informe o texto

Notícias / Música

09/05/2024 às 15:44

OFICINAS DE MÚSICA

Anjos da Lata abre inscrições gratuitas de percussão em dez bairros de Cuiabá

As vagas para participar do projeto social são limitadas

Entretê

Anjos da Lata abre inscrições gratuitas de percussão em dez bairros de Cuiabá

Foto: Assessoria

O projeto social Anjos da Lata vai circular por dez bairros de Cuiabá, com aulas gratuitas de percussão a crianças e adolescentes, levando arte, música, consciência ambiental e social, em duas semanas de oficina com palestras em cada lugar, oferecendo uma imersão musical a partir do lixo seco (reciclável).

Os alunos vão aprender a construir instrumentos como o Violatão, “Trom-pet”, Bumbo, Caixa, Chocalho e o Teclado Humano. As inscrições já estão abertas e o projeto social começa pelo Osmar Cabral, no Ponto Final e Complexo Multiuso do bairro, nesta segunda-feira (13), no período vespertino. As vagas são limitadas.

O projeto social conta com o patrocínio do Governo Federal, conveniado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à fome, via emenda parlamentar do ex-deputado federal Dr. Leonardo, com realização do Instituto INCA-Inclusão, Cidadania e Ação, em rede com a Statup Social Anjos da Lata – Sucata Musical. Ele pretende impactar crianças e adolescentes por meio da música, com palestras e oficinas em comunidades vulneráveis.

“Vai ser muito bacana estarmos indo em 10 bairros diferentes, trabalhando diretamente com mais de 250 pessoas, nas oficinas de musicalização. A nossa expectativa é de conseguir disseminar esse trabalho por toda a cidade e fazer com que crianças e adolescentes se inspirem através do que o projeto oferece em si: música, consciência ambiental, e, principalmente, alertar em relação à questão do uso de drogas. Esperamos que tenham um caminho positivo nas suas vidas, por meio da música, um instrumento de transformação social, para que essas crianças e adolescentes tenham sonhos e perspectivas de vida através dessa experiência”, destaca o idealizador do projeto, o arte-educador Anselmo Parabá.

As aulas de Musicalização com a metodologia da Startup Social Anjos da Lata-Sucata Musical, propõe, além da construção dos instrumentos, o ensino da música do zero, por Parabá, e, ao final, cada turma fará seu próprio espetáculo, com a apresentação do que aprenderam.

Inclusive, o “Teclado Humano” será lançado neste projeto: assim como o Violatão, que é um violão construído a partir de uma lata de tinta de 20 litros, e o Trom-pet, que é o trompete feito a partir de garrafa pet de dois litros. O Teclado Humano, também é uma criação do artista Parabá, que há 18 anos desenvolve o trabalho de fazer música com sucata.

Como pesquisador, Parabá é o pioneiro no Estado de Mato Grosso de projetos desta natureza, e garantiu, em São Paulo (no ano de 2016), o segundo lugar do Prêmio Brasil Criativo, na categoria Cultura Popular, e, em 2023, também na capital paulista, foi um dos 10 finalistas mato-grossenses na “Expo Favela Innovation”, que reúne as melhores ideias e negócios periféricos do Brasil.

Inscrições

A programação segue até o mês de novembro, nos bairros Osmar Cabral (13 a 24 de maio, Novo Terceiro (10 a 21 de junho), Nova Cuiabá (01 a 12 de julho), Nova Esperança (22 dejulho a02 deagosto), José Pinto (12a23deagosto), Parque Atalaia (02 a13 desetembro), Novo Colorado (23 de setembro a04 deoutubro),Belita Costa Marques (14 a25 deoutubro), e, para as duas últimas ações ainda estão sendo definidos os bairros, com previsão para acontecer, uma de 28 de outubro a 08 de novembro, e a outra turma de18 a29 denovembro.

O objetivo é desconectar crianças e adolescentes de um mundo sem perspectiva e desmotivador, pela inserção da musicalidade e da criatividade no dia a dia.

As inscrições podem ser feitas de forma presencial pelo contato (65) 99610-7052.

A metodologia

A Statup Social Anjos da Lata – Sucata Musical existe há 10 anos, mas a ideia começou muito antes.

Há 19 anos, Anselmo Parabá começou a pesquisa de tirar música a partir do lixo seco no Tijucal (em 2005), no bairro em que nasceu e cresceu, em Cuiabá. Neste momento ele já fazia parte da banda Madala Soul.

E a Startup surgiu em março de 2013, no bairro Jardim Mirante, no município de Tangará da Serra, quando o artista residiu por lá, e percebeu a necessidade de executar a sua metodologia para um grupo de crianças em situação de vulnerabilidade no entorno da Escola Estadual Bento Muniz.

Agora, a startup está sediada em Cuiabá, desde 2019, retornando para o bairro Tijucal.


Da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet