Imprimir

Imprimir Notícia

12/01/2022 às 17:40

Podcast conta a história dos Paiaguá, os guerreiros do Rio Paraguai

Priscila Mendes

O que você sabe sobre a etnia Paiaguá, que dá nome ao imóvel-sede do governo de Mato Grosso, símbolo do planejamento urbano de Cuiabá?

Explicar sobre a história da etnia Paiaguá, já extinta, é a proposta do podcast "Palácio Paiaguás e a guerra (in)justa". O programa dos mato-grossenses Angélica Almeida e Arthur Santos já está disponível no Spotify neste link e no Youtube aqui.

Durante o século XVIII, os Paiaguá, conhecidos como hábeis canoeiros, entraram em confronto com os colonizadores e as monções, principalmente nos afluentes do Rio Paraguai. Os enfrentamentos ganharam status de guerras justas, nas narrativas dos vencedores.
 
O podcast conta com a participação da professora doutora Thereza Martha Borges Presotti Guimarães, do departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Cabe à Thereza Martha, especialista na área de História Colonial do Brasil, relatar sobre a etnia.


projeto foi contemplado pelo Edital Movimentar - Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT).

Sobre os produtores


Angélica e Arthur começaram a produzir podcasts em 2021, durante a pandemia da covid-19. Os episódios são publicados no canal Humanos e Vulcões, disponível em diversas plataformas de áudio. A história sobre os Paiaguá, que recebeu financiamento do edital Movimentar, se diferencia dos trabalhos anteriores da dupla por ir além do formato de entrevista até então utilizado.
 
Com assessoria
 
 Imprimir