Imprimir

Imprimir Notícia

07/09/2020 às 10:50 | Atualizada: 08/09/2020 às 10:41

Mais de 180 atrações no Instagram e rádio: confira line-up do Ixpia o Festival

Maria Clara Cabral

Em modelos tradicionais de eventos, talvez fosse improvável imaginar que quase 200 artistas de Mato Grosso se encontrariam para um projeto conjunto. Mas foi nas brechas de um contexto desanimador, e lançando mão das tecnologias em (nem tão) novos formatos, que o Ixpia o Festival conseguiu realizar tal feito.
 
Neste feriado de 7 de setembro (segunda-feira), antes do sol começar a se pôr, às 16h30, a banda O Mormaço Severino, de Cáceres, dá início a segunda a 2ª edição do festival de lives mato-grossense. Serão mais de 180 apresentações até o dia 4 de outubro, com uma breve pausa no dia 17 de setembro.
 
As transmissões começam sempre no período vespertino; as atrações e horários de cada dia serão postadas no perfil do @ixpiaofestival no Instagram. As lives acontecem diretamente no perfil dos artistas para promover o intercâmbio de públicos. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por IXPIA O FESTIVAL (@ixpiaofestival) em

 
As apresentações abrangem as mais diversas linguagens artísticas, como teatro, dança, audiovisual, artes virtuais, palhaçaria, literatura e contação de histórias. O evento online também terá espaço para a 
comunicação e os conhecimentos sobre produção cultural, arte digital, marketing, direito autoral, entre outros assuntos.
 
Isso porque o projeto busca incentivar a conexão entre os mais diversos profissionais da cultura em momento de pandemia; em comum a todos eles, a arte feita em Mato Grosso. Assim, “o festival demarca seu espaço de pluralidade, diversidade e união, com arte feita por ‘aquelas e aqueles que nasceram em Mato Grosso ou que este estado abraçou’, como diria Raul Fortes”, descrevem.
 
Aliás, além de um dos participantes, o músico é idealizador e apresentador do ‘Ixpia na Rádio’, programa da Capital FM 101.9, um dos frutos colhidos pela edição de estréia do Ixpia o Festival. Uma das inovações do projeto, inclusive, é a parceria de três rádios mato-grossenses públicas e privadas.
 
Na Capital FM, o programa dedicado a canções dos participantes vai ao ar sempre aos domingos, às 11h. Já a Rádio Assembleia 89.5 FM, que transmitiu integralmente a primeira edição, segue com a cobertura completa do festival e transmissão de parte da nova programação musical. Por fim, a novíssima Ixpia Rádio Unemat, online e idealizada pelo compositor e professor Lescano, é mais uma parceira na difusão dos trabalhos dos artistas.
 
A largada foi dada no dia 30 de agosto. À ocasião, os artistas e comunicadores Aline Rarara, cuiabana, e Dewis Caldas, maranhense radicado em Cuiabá, anunciaram as atrações, de Lisboa, relembrando momentos da primeira edição, que apresentou 70 artistas da música durante 10 dias.
 
"Será uma volta pelo Estado, no Brasil e no mundo, com artistas mato-grossenses e com público que estão por todo lugar".


LEIA MAIS: Festival de lives promove conexões e inaugura cena experimental em MT

Confira a line-up!
E siga os artistas para acompanhar o festival.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por IXPIA O FESTIVAL (@ixpiaofestival) em

 
 Imprimir