Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
04:40:04
informe o texto

Notícias / Geral

18/06/2021 às 12:27

Suspensão de corte de energia de famílias de baixa renda é prorrogada

A prorrogação da medida por mais 90 dias vale para os consumidores da tarifa social de energia elétrica, contemplando aproximadamente 12 milhões de famílias

Leiagora

Suspensão de corte de energia de famílias de baixa renda é prorrogada

Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) decidiu manter até 30 de setembro de 2021 a decisão de suspender o corte de energia por inadimplência dos consumidores de baixa renda em todo o Brasil. A medida encerraria no dia 30 de junho, conforme a Resolução Normativa 928/2021, mas seguirá em vigor para os consumidores da tarifa social.

Além de assegurar a preservação do fornecimento aos consumidores mais vulneráveis, objetivo da Aneel é uniformizar o tratamento a ser aplicado pelas distribuidoras de energia elétrica, considerando que governos locais têm emitido decretos para abordar questões associadas ao fornecimento de energia, inclusive tratando questões relacionadas à suspensão, conforme informou a Agência.

O assunto já foi analisado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o qual reconheceu como constitucional a lei que proíbe o corte de energia durante a pandemia.

Diretor da Agência, Hélvio Guerra reforçou que "a vedação do corte de energia não sugere e nem deve ser entendida, de forma alguma, como um estímulo à isenção do pagamento pelo uso da energia elétrica, mas sim como uma ação reguladora que visa garantir a continuidade do fornecimento àqueles que, em razão da sua vulnerabilidade, não tiverem condições de se manter adimplentes”.

Também ficou definido o diferimento do pagamento, pelas distribuidoras, por não atendimento dos indicadores de continuidade individual e de conformidade de tensão em regime permanente.

A diretoria da ANEEL definiu ainda que as compensações não realizadas aos consumidores serão creditadas até a fatura emitida em 31 de março de 2022.

 
Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet