Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
22:42:25
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

28/06/2021 às 20:01

Prefeitura lança programa para fomentar a agricultura familiar em Cuiabá

Agro da Gente traz políticas para o produtor de pequenas propriedades

Angélica Callejas

Prefeitura lança programa para fomentar a agricultura familiar em Cuiabá

Foto: Eduarda Fernandes/Leiagora

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, lançou nesta segunda-feira (28), o programa Agro da Gente, voltado às atividades dos produtores de pequenas propriedades.

O chefe da pasta, Francisco Vuolo (PP), explica que a ideia do programa é fomentar a agricultura familiar, investindo nas quatro cadeias produtivas mais fortes desse setor, sendo elas do peixe, aves, leite e FLV (frutas, legumes e verduras). “Iniciaremos desde a parte de qualificação, capacitação e orientação, inclusive na gestão financeira”, disse.

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) argumenta que Cuiabá tem uma extensa área rural, na qual se concentram os produtores de pequenas propriedades. Atualmente, o programa já oferece apoio na área de tecnologia, com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Agora, o programa foca em fortalecer a cadeia de produção, transporte e comercialização do setor.

A agricultura familiar é responsável atualmente por aproximadamente 70% dos alimentos consumidos no Brasil. Segundo o prefeito, o programa Agro da Gente faz parte de um plano de desenvolvimento econômico e sustentável do Executivo municipal. "Temos um potencial enorme para aves, leite e frutas, legumes e verduras. Entretanto, esse desevolvimento está desordenado, sem o apoio do poder público", afirmou no lançamento, realizado no auditório do Cenarium Rural.

Dentre as ações que o programa vai desenvolver estão: fortalecimento da agricultura familiar, qualificação técnica na produção do campo, incentivo à atividade da agroindústria, além de incentivo às cadeias produtivas do leite, peixe, frango e frutas, legumes e verduras.
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet