Cuiabá, quinta-feira, 02/05/2024
04:18:44
informe o texto

Notícias / Geral

04/07/2021 às 10:00

Visitas serão retomadas após vacinação dos presos e familiar deve estar imunizado

Cerca de 26% da população carcerária de Mato Grosso já recebeu vacina contra covid-19

Leiagora

Visitas serão retomadas após vacinação dos presos e familiar deve estar imunizado

Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT

As visitas nos presídios de Mato Grosso devem ser retomadas, com limite de um visitante por preso e desde que a pessoa tenha tomado a 1ª e 2ª dose da vacina contra a covid-19. O secretário adjunto de Administração Penitenciária da Sesp, Jean Gonçalves, falou da proposta durante audiência pública que tratou sobre “Impactos da Pandemia no Sistema Prisional e estratégias para aprimoramento da Execução Penal”. O evento foi promovido pela Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça.
 
Suspensas desde março de 2020, já são 16 meses que os aproximadamente 11,3 mil presos de Mato Grosso não veem seus familiares presencialmente. Apesar de fazer pressão pelo retorno do contato, a mortalidade entre os segregados é bem menor do aqui, fora dos muros das prisões. Foram seis mortes de presos por covid-19 desde o início da pandemia.

Leia também - Defensoria pede à Justiça que presos de Cuiabá sejam vacinados contra covid-19
 
“Foi uma decisão acertada tomada lá atrás de suspensão das visitas. Mas agora estamos traçando estratégias de como faremos isso, sem colocar em risco todo o trabalho realizado e evitar mortes e contágios. Uma das alternativas pensadas é retornar a visita nas unidades em que todos os servidores e os recuperandos tiverem tomado as duas doses da vacina. Apenas um familiar com a imunização completa (1ª e 2ª dose) e com entrada das 8h30 às 10h e saída às 11 horas", explica Jean.
 
Conforme os dados apresentados na audiência, cerca de 26% da população de presos de Mato Grosso já foi vacinada, totalizando 2.903 presos. Na próxima semana, a equipe de saúde do Sistema Prisional se reúne com a Prefeitura de Cuiabá para tratar da imunização dos presos na capital, que são cerca de 3,8 mil pessoas que estão na PCE, Penitenciária Feminina, CRC e Centro de Custódia da Capital.
 
A Defensoria Pública ingressou com mandado de segurança com pedido de liminar, contra o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, no fim da tarde de segunda-feira (28). No documento, pede à Justiça que determine ao gestor municipal que todos os presos na capital sejam vacinados contra covid-19, em 15 dias, conforme prioridade estabelecida no Plano Nacional de Vacinação. E ainda, a aplicação de multa de R$ 100 mil ao dia, por descumprimento.
 
O juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça de Mato Grosso, Emerson Luís Pereira Cajango, avaliou que retomada trará conforto ao coração dos reeducandos e também dos familiares, mas que o planejamento é muito importante para que os casos não aumentem.
 
Atualmente, há 31 casos ativos entre reeducandos no estado. Houve seis mortes por Covid-19, desde o início da pandemia, em março de 2020.
 
 
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet