Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
00:09:14
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

05/07/2021 às 12:25

Semana do Cooperativismo traz palestras e workshops virtuais

Iniciada no dia 28 de junho, com término no domingo, o evento incluiu uma série de lives (palestras, bate-papo e até espetáculo teatral) que trataram de diferentes aspectos relacionados ao tema

Leiagora

Semana do Cooperativismo traz palestras e workshops virtuais

Foto: Assessoria

Realizada em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo (3 de julho) e o Dia C – Dia de Cooperar, a Semana do Cooperativismo é marcada por uma extensa e variada programação. Iniciado no dia 28 de junho, com término no domingo (4 de julho), o evento incluiu uma série de lives (palestras, bate-papo e até espetáculo teatral) que trataram de diferentes aspectos relacionados ao tema, respeitando assim as normas de prevenção e proteção contra a Covid-19 e ampliando o público-alvo.

O primeiro dia contou, na programação nacional, com uma live espetáculo teatral: “Familiarizar-te: vida, cultura e cooperação”. Ele contou a história de uma pequena comunidade no interior do Brasil que, com inspiração em uma aldeia primitiva da África, mudou sua realidade com base na solidariedade e cooperação, levando esperança a todos e se tornando o ponto de virada para uma vida melhor.

Regionalmente também aconteceram diversas atividades, a Central Rondon juntamente com suas cooperativas filiadas realizou várias ações filantrópicas, como: campanha de doação de sangue, campanha de arrecadação de alimentos e roupas. Além disso, apostando na intercooperação, durante a semana lives pelo Instagram e publicações nas redes sociais trataram de disseminar o cooperativismo nas comunidades.

Durante a semana, a presidente do Sicoob União MT/MS e da Central Rondon, Aifa Naomi, falou sobre “Princípios e Ramos do Cooperativismo” em uma descontraída entrevista conduzida pelo voluntário transformador Leandro Narciso. Na quarta (30), o tema foi “Ramo Crédito”, com o voluntário transformador Claudio Bang e a Assessora de Comunicação e Sustentabilidade do Sicoob União MT/MS e Pessoa de Apoio Estratégico (PAE) do Instituto Sicoob, Bruna Maciel.

Aifa Naomi considera a Semana do Cooperativismo uma ação de grande importância por sua capacidade de impactar direta e indiretamente a sociedade. Ao realizá-la, a cooperativa está cumprindo importantes princípios do cooperativismo, como educação, formação e informação e a preocupação com a comunidade. “Muitas vezes ela tem um viés meio interno, mas é importante que o público interno entenda, porque, se ele entende, consegue levar ao público externo a ideia, consegue levar a percepção do que é ser cooperativista”, frisa.

Para ela, a Semana é interessante também porque gera uma empolgação, “uma energia muito bacana” entre as equipes. “E gera algo importante, que nós percebemos principalmente este ano, que é a iniciativa para falar de pessoas que, se não houvesse as redes sociais e esse advento da pandemia, talvez não tivessem essa oportunidade. Para nossa surpresa muita gente se mostrou apta a falar sobre o cooperativismo de uma maneira clara, objetiva, simples, para que chegue a um maior número de pessoas”, avaliou.

Segundo o presidente do Conselho de Administração do Instituto Sicoob, Marco Aurélio Almada, a Semana do Cooperativismo é um passo muito importante. “Ela possibilita compartilhar com a família Sicoob a importância de nossa instituição, que humaniza o relacionamento na prestação de serviços financeiros para nossos cooperados e comunidades onde atuamos”, afirmou.

 
Assessoria Sicoob
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet