Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
02:30:21
informe o texto

Notícias / Política

16/07/2021 às 13:37

TCE determina que Governo continue taxando o sol em MT

A determinação foi publicada no Diário Oficial de Contas que circulou nessa quinta-feira (15)

Kamila Arruda

TCE determina que Governo continue taxando o sol em MT

Foto: TCE-MT

O Tribunal de Contas do Estado notificou o Governo do Estado para que não seja cumprida a lei aprovada pela Assembleia Legislativa que veta a taxação da energia solar em Mato Grosso. A determinação foi publicada no Diário Oficial de Contas que circulou nessa quinta-feira (15).

O documento é assinado pelo conselheiro Valter Albano, mas o mérito ainda precisa ser apreciado pelo Pleno. Ele determina que o governador Mauro Mendes (DEM) mantenha a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que incide sobre a energia solar.

A medida atende a uma representação de natureza interna proposta pelo Ministério Público de Contas (MPC). A referida lei foi promulgada pelo Legislativo na semana passada, após os deputados estaduais derrubarem o veto do governador.

Para Albano, a legislação é “inconstitucional”, uma vez que vai de encontro com leis brasileiras que estabelecem que a concessão ou revogação de isenções, incentivos e benefícios fiscais são de competência do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

“Isso significa que sem a autorização do Confaz, nenhum Estado pode isentar o ICMS incidente sobre o uso do sistema de distribuição por energia fotovoltaica injetada na rede”, afirmou o conselheiro na cautelar.

Além disso, afirma que os parlamentares não levaram em consideração o impacto orçamentário e financeiro que a isenção do imposto traria aos cofres públicos.

“Sua ausência caracteriza vício de inconstitucionalidade e, como tal, insuscetível de convalidação. Será, portanto, inconstitucional a lei que crie ou altere despesa obrigatória ou renúncia de receita, sem que seu processo de deliberação tenha sido devidamente acompanhado de estimativa do seu impacto orçamentário e financeiro”, completou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet