Cuiabá, segunda-feira, 03/06/2024
13:28:23
informe o texto

Notícias / Política

11/08/2021 às 15:56

Seduc e Sintep são convocados para explicar contaminação de covid-19 em escolas

Requerimento foi apresentado pelo deputado estadual Lúdio Cabral nesta quarta-feira (11), na Assembleia Legislativa

Da redação - Alline Marques / Reportagem local - Luzia Araújo

Seduc e Sintep são convocados para explicar contaminação de covid-19 em escolas

Foto: Assessoria

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) apresentou requerimento nesta quarta-feira (11) convocando o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, e convidando o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep) para que prestem esclarecimentos sobre os surtos de covid-19 em escolas públicas de Mato Grosso. O parlamentar pretende ouvi-los no dia 17 de agosto, às 9h, no plenário Renê Barbour.
 
Nessa terça, o Sintep informou que depois do retorno das aulas presenciais, escolas públicas reportaram casos de covid-19 entre estudantes e profissionais de ensino em 9 unidades estaduais e duas creches em Colniza, Cuiabá e Várzea Grande.
 
Leia também - Sintep contabiliza 9 escolas e 2 creches com casos de covid-19

“Precisamos discutir quais medidas estão sendo implementadas pelo Estado, se as medidas são as corretas, se são realizadas testagens periódicas. Se essas pessoas estão sendo testadas, isoladas e acompanhadas”, argumentou o deputado.
 
Ele diz ainda que já era de se prever que a decisão pela retomada pelo Governo do Estado pelo retorno das aulas presenciais na rede de educação estadual causaria um efeito cascata, contribuindo para maior aglomeração não só nos ambientes escolares como também no sistema de transporte público, facilitando uma nova aceleração da transmissão do vírus.
 
“O retorno das aulas aconteceu antes que a pandemia permitisse, foi precipitado. Depois de 16 meses de ensino remoto, retornar no período de inverno, com aumento dos casos de doenças respiratórias, uma nova variante em circulação mais transmissível, os servidores não tomaram as duas doses da vacina”.
 
O deputado reconhece que a escola pública não é o único lugar onde a pessoa possa se contaminar com a covid-19, mas todos os dias cerca de 400 mil crianças e jovens vão às escolas por 4h seguidas. “É uma imprudência e o ambiente é favorável ao espalhamento do vírus. Não adianta insistir em desafiar o vírus, ele é traiçoeiro e agressivo”.
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet