Cuiabá, sábado, 18/05/2024
07:29:57
informe o texto

Notícias / Geral

01/09/2021 às 14:04

Professora é suspensa por 3 dias após criticar Bolsonaro e apoiadores em sala de aula

As declarações foram gravadas por uma mãe e geraram polêmica entre os responsáveis, fazendo com a escola se posicionasse

Leiagora

Professora é suspensa por 3 dias após criticar Bolsonaro e apoiadores em sala de aula

Foto: Reprodução

As declarações de uma professora durante a aula para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental geraram a insatisfação de alguns pais e a profissional acabou sendo suspensa por três dias. O fato ocorreu no Colégio Notre Dame, em Cuiabá. 

A professora criticou o presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores. Ela comentou sobre a política ambiental adotada pelo governo Federal, a questão do voto impresso, a alta dos preços e chegou a comparar os seguidores do chefe da República a torcedores de time de futebol, alegando que seriam corruptas como o próprio Bolsonaro. 

“Ele (Bolsonaro) é a favor que os garimpeiros façam a destruição das terras indígenas. (...) Porque além da destruição da natureza, está prejudicando as terras indígenas, e as terras são deles (indígenas), e ele é a favor disso. Temos que começar a pensar: o que nós queremos para o nosso Brasil? Por exemplo, a gente vota com a urna eletrônica e não tem como roubar. Tem como roubar, se for no papelzinho. E o que ele quer? Que volte a votação pelo papelzinho, que é para facilitar ele fazer o que ele quiser”, declarou durante uma aula que acabou sendo gravada por uma mãe de aluno. 

A professora continua falando dos apoiadores de Bolsonaro, que ressalta que defendem coisas fora da lei, e ainda são contra a prosperidade do país, lembrando da inflação, com a alta dos preços. “E tem as pessoas que acompanham, igual torcedor de futebol, que torce pro jogador. Ele tem a torcida dele, agora se você for avaliar quem são os seguidores, e investigar, são pessoas corruptas também. Que fazem coisas fora da lei. Essas são as pessoas que ficam atraídas por ele, por causa do pensamento dele, das coisas que ele faz, fala, porque é sempre contra a prosperidade do país. Estamos vivendo numa época de grande inflação, aumento de tudo”. 

As declarações foram consideradas militância e infringe o código de ética da escola, sendo assim, a professora acabou sendo suspensa como punição. Em nota, a escola se manifestou alegando ter tomado conhecimento do fato e já tomou as devidas providências, além de reforçar que a direção da escola não apoia tal conduta, e que a opinião expressada não reflete a posição da instituição. 

Veja íntegra da nota:

O Colégio Notre Dame de Lourdes esclarece que tomou conhecimento de que uma professora da instituição fez comentários de caráter político-partidário em sala de aula, infringindo artigo do Código de Ética assinado pelos funcionários, inclusive pelo corpo docente, após palestras de caráter formativo orientadas pelo setor jurídico de São Paulo. Diante do fato, a professora foi suspensa por três dias. A direção do Notre Dame de Lourdes reafirma que não apoia tal conduta e que a opinião expressada não reflete a posição da instituição.

Outro lado:

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público do Estado de Mato Grosso (Sintep), Valdeir Pereira, classificou o episódio como “estarrecedor”. Para ele, a suspensão aplicada a professora “é um ato de covardia”.

“Repudio veementemente o atendo à liberdade de cátedra sofrida pela professora e muito mais praticado pelo Colégio Notre Dame”, diz trecho da nota enviada a imprensa.

 

Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet