Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
15:39:28
informe o texto

Notícias / Política

24/09/2021 às 17:44

Plano de mobilidade irá preparar Cuiabá para os próximos 10 anos

O secretário de Mobilidade Urbana, Juares Samaniego, explica que o plano de mobilidade deve ficar pronto em janeiro de 2022

Leiagora

Plano de mobilidade irá preparar Cuiabá para os próximos 10 anos

Foto: Gustavo Duarte

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), autorizou a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) a elaborar um Plano Municipal de Mobilidade e Acessibilidade que irá preparar a capital para os próximos 10 anos. O Plano de Mobilidade é obrigatório para cidades  que possuem mais de 200 mil habitantes, conforme consta na Lei 12.587/2012.

Os dados técnicos irão servir para os próximos gestores, auxiliando-os a investir corretamente e melhorar a mobilidade urbana. 

O plano deve ficar pronto em janeiro de 2022. Neste momento, o "Consórcio Cuiabá em Movimento", formado pelas empresas EGL Engenharia LTDA e GPO Sistran LTDA, faz a coleta de informações da própria Secretaria de Mobilidade e por meio de pesquisa em campo.  Serão ouvidos, ciclistas, pedestres, Pessoas  Com Deficiência - PCDs, motoristas, motociclistas e outros.  

"O Plano de Mobilidade vai atender as demandas em  período  curto, médio e a longo prazo. É preciso realizar a captação de recursos junto ao  Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Por ser uma cidade antiga, tem questões sérias de mobilidade e de acessibilidade, principalmente, na região central,  composta por vias estreitas e que precisa de alargamento de calçadas. E o plano irá assegurar uma diretriz em qual rumo temos que fazer investimentos para melhorar a qualidade de vida das pessoas que usam o sistema viário, do ciclista, pedestre, motociclista , motoristas e outros", explica o secretário de Mobilidade Urbana, Juares Samaniego.

O ideal é que a cada 10 anos o município faça um novo plano. "Daqui 5 anos, podemos pedir uma reavaliação desse plano porque vai dar uma diretriz melhor para o trânsito de Cuiabá. A preparação para o futuro considera o crescimento populacional e de veículos. E isso, e se não tomarmos cuidado teremos transtornos no trânsito. Por exemplo, em  2014, foram inauguradas várias obras da Copa  para  mobilidade, e hoje, as vias já não suportam o número de veículos da cidade", comentou Juares.


Nesta semana, a coleta de dados é realizada por pesquisadores em diversos pontos da cidade. As informações vão se somar a estudos já realizados pela Semob para, então, a  apresentação da proposta do novo plano.

O coordenador de transporte da empresa EGL Engenharia,  o engenheiro Claúdio Leite de Freitas, destaca que o objetivo é definir metas e ações que deverão ser tomadas pelo município para que futuramente não ocorra caos no trânsito. 

Ele explica que o plano definirá metas e ações que deverão ser tomadas pelo município para que no futuro a mobilidade urbana seja melhor à população. No Plano de Mobilidade, a cidade pode ter ações de planejamento de 10 em 10 anos, mas que podem ser trabalhadas em um prazo maior, caso seja revisto.

"Nesse tempo, é preciso ver se as diretrizes previstas nesses 10 anos foram implementadas e dentro do que foi previsto e daí pode ser alongado esse período. Não vamos falar em projeto de um viaduto ou trincheira. O que estamos montando é o Plano. Os projetos de mobilidade podem abastecer o plano de ação".

Ele acrescenta que foram feitos diagnósticos com as informações que a Semob encaminhou sobre o trânsito, transporte coletivo e tudo que é ligado ao trânsito da capital. "Depois de uma consolidação, vamos complementar com essas pesquisas de campo, onde estamos ouvindo as pessoas sobre origem e destino, quais deslocamentos elas fazem, modo de transporte,  quais as vias usadas, tempo. Vamos fazer pesquisas com os ciclistas, usuários do transporte e demais, para nós  entendermos e qualificar  a mobilidade. Vamos direcionar para onde Cuiabá quer ir", comentou o engenheiro.


Conforme Cláudio, o Plano de Mobilidade  tem como  foco principal  o uso do transporte não motorizado e o transporte coletivo. "O Plano busca alternativas e dá diretrizes que privilegie esse tipo de transporte. Não é que será obrigatoriedade implantar ciclovia em todas as vias, mas, entendemos que será melhorado para todos. Sejam  ciclistas, pedestres, todos. É achar para cada local de uma cidade ou região as melhores opções para a mobilidade. Porém, todos têm que ser atendidos com melhorias. Com a pesquisa será possível entender o ponto de vista deles, e o principal, de uma forma totalmente sustentável", concluiu. 

O Plano de Mobilidade será apresentado à sociedade no ano de 2022  por meio de audiências públicas, com datas ainda a serem definidas.
 

Prefeitura de Cuiabá

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet