Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
15:47:49
informe o texto

Notícias / Política

02/10/2021 às 16:40

Wellington Fagundes garante mais recursos no MEC para obras em MT

Ministério da Educação terá assegurado recursos de 17% a mais para universidades e 27% para implantação de Institutos Federais

Da Redação - Débora Siqueira / Reportagem Local - Angélica Callejas

Wellington Fagundes garante mais recursos no MEC para obras em MT

Foto: Reprodução / Sopesp

Relator setorial do Orçamento do Ministério da Educação para 2022, o senador Wellington Fagundes (PL) diz que, em até 60 dias, deve apresentar o relatório orçamentário. A peça, segundo o parlamentar, prevê incremento de 17% para investimento nas universidades e 27% para implantação de novos Institutos Federais em relação ao ano passado.
 
“Nos pós-pandemia, os protagonistas serão professores e a educação. Nos próximos anos, o orçamento da educação terá recursos expressivos para o pós-pandemia. Temos muitas obras inacabadas em Mato Grosso, especialmente creches, escolas e precisamos concluí-las e estamos buscando recursos para garantir a implantação da Universidade Federal do Norte em Sinop”.
 
Durante visita na obra inacabada no campus do
Instituto Federal de Mato Grosso em Várzea Grande, o ministro da Educação Milton Ribeiro assumiu o compromisso de concluir a unidade e o reitor do IFMT, Julio Santos, assinou edital da retomada da obra.
 
Para o senador Wellington Fagundes, o campus de Várzea Grande é fundamental por tratar do ensino técnico profissionalizante. “Além de ser uma grande conquista, obra parada é desperdício de recurso público, é como jogar dinheiro no ralo e temos que concluir o quanto antes possível”.
 
Universidade Federal do Norte

 
A Universidade Federal do Norte será criada com desmembramento da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), da mesma forma como ocorreu na Universidade Federal de Rondonópolis.
 
“Será o mesmo modelo adotado em Rondonópolis, com um campus estruturado com iniciativas inéditas. Foi formada a segunda turma de medicina, uma inclusive é aluna indígena no Xingu e hoje tem 3 universitários de medicina autistas. É a demonstração que nós, no interior, temos condições de inovar”.
 
Hoje, o campus da UFMT em Sinop conta com 3,2 mil alunos e cursos nas áreas de saúde, licenciaturas e ciências agrárias. Criada há 15 anos, ocupa área de 60 hectares. Outros 88 foram cedidos pela Prefeitura de Santa Carmem para implantação de uma fazenda experimental.
 
O Instituto Federal de Mato Grosso também deve ampliar sua atuação no Norte. O reitor de edital para a construção da sede própria em Sinop, no dia 18 de novembro.
 
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet