Cuiabá, quinta-feira, 02/05/2024
06:23:29
informe o texto

Notícias / Judiciário

20/11/2021 às 09:36

Oito em cada 10 presos de MT não possuem documentos

Para tentar mudar essa realidade, CNJ criou a Ação Nacional de Identificação Civil e Emissão de Documentos

Leiagora

Oito entre 10 pessoas privadas de liberdade não tinham documento em seus prontuários em Mato Grosso.
 
Para tentar mudar essa realidade, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) criou a Ação Nacional de Identificação Civil e Emissão de Documentos às pessoas privadas de liberdade.
 
A iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tem o objetivo de ampliar o acesso a políticas de cidadania ao garantir a emissão de documentos a quem teve contato com o cárcere.
 
Em 2017, dados do Executivo Federal coletados em 14 unidades da federação indicavam que a maioria dos presos não tinham documento em seus prontuários.
 
Em oficinas realizadas pelo programa Fazendo Justiça do CNJ, a ausência de documentos é constantemente citada como um dos maiores obstáculos para que os presos possam retomar a vida em sociedade.
 
De acordo com o CNJ, a proposta é que a identificação seja internalizada como um fluxo regular dentre as rotinas da atuação do Sistema de Justiça, como mecanismo para exercício da cidadania.
 
Uma vez identificada a pessoa, o caminho é garantir a emissão de documentos importantes, como carteira de identidade e registro civil, o que permitirá a inclusão em projetos de profissionalização, educação e atendimento pela rede de saúde e assistência social.
 
Servidores da Justiça Estadual, Justiça Federal e da Secretaria de Administração Penitenciária (SAAP) que atuam nas áreas de Tecnologia da Informação, Audiência de Custódia e na Corregedoria do Tribunal de Justiça já foram treinados, no início de novembro, no cadastramento biométrico das pessoas presas.

Inicialmente, esse cadastramento está sendo feitos nas audiências de custódia, como já está acontecendo no Núcleo de Audiência de Custódia do Fórum de Cuiabá.
 
Ao todo, 25 técnicos e servidores de Mato Grosso participaram do treinamento. Eles serão multiplicadores, que irão repassar o conhecimento e o treinamento a todos os servidores que atuam nas audiências de custódia nas Comarcas de Mato Grosso.

O estado recebeu 91 kits biométricos, que serão distribuídos para todas as comarcas. Em todo Brasil, serão distribuídos 5.400 kits.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet