Cuiabá, quarta-feira, 01/05/2024
20:03:31
informe o texto

Notícias / Judiciário

19/11/2021 às 07:01

Emanuel também usava Secretaria de Assistência Social como cabide de emprego, diz MP

O órgão revela, neste contexto, que os vereadores da Capital pleiteavam cargos na pasta

Eduarda Fernandes

Emanuel também usava Secretaria de Assistência Social como cabide de emprego, diz MP

Foto: Prefeitura de Cuiabá

Além da Secretaria de Saúde de Cuiabá, a Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência também foi utilizada como cabide de emprego durante a gestão do prefeito afastado Emanuel Pinheiro (MDB), aponta a investigação conduzida pelo Ministério Público Estadual (MPE) no âmbito da Operação Capistrum.

O órgão revela, neste contexto, que os vereadores da Capital pleiteavam cargos na pasta, mas as contratações sempre passavam pelo crivo da primeira-dama Márcia Pinheiro.

O vereador Marcrean Sanros (PP), por exemplo, encaminhou um ofício para a secretária Hellen Janayna Ferreira de Jesus em janeiro deste ano solicitando a readmissão de 17 servidores que haviam sido exonerados da pasta em dezembro de 2020.

Dos nomes apresentados pelo parlamentar, sete foram readmitidos já no mês de fevereiro. “Os contratados Vanda da Silva Franco, Rosimere Alves Mota Salu, Claudia Rodrigues da Silva, Janilson Martins Soares da Silva, Ana Paula Rodrigues Dorileo, Anderson dos Santos Lima e Genesio Martins da Silva, após serem exonerados em dezembro de 2020, foram novamente contratados, o que poderia indicar o atendimento à solicitação do Ofício nº 005/2021, confeccionada pelo Vereador Marcrean Santos”, diz trecho da denúncia oferecida pelo Ministério Público.

O que chamou a atenção dos promotores foi a situação da servidora Vanda da Silva Franco que, tanto nas eleições de 2016 quanto nas eleições de 2020, figura como doadora de campanha do parlamentar progressista.

Em 2016, ela teria locado um veículo modelo Ford Festa pelo valor de R$ 1,5 mil. Já em 2020, ela fez uma cessão de doação de um veículo da marca Honda, modelo HR-V, ano 2017.

Vanda foi exonerada em dezembro de 2020 do cargo de Técnico de Nível Superior III, lotada na Coordenador Administrativa da Smasdh. Contudo, retornou ao exercício em janeiro de 2021, vindo a ser exonerada novamente no mês subsequente e contratada temporariamente em agosto de 2021 pela Secretaria Municipal de Saúde, lotada na Coordenadoria de Saúde Bucal.

Marcrean, contudo, não é o único. Em janeiro deste ano, o vereador Adevair Cabral (PTB) também encaminhou um ofício à Secretaria de Assistência Social solicitando a contratação de 15 servidores. Todos haviam sido exonerados em dezembro passado.

Demais vereadores

Durante busca e apreensão cumprida em desfavor da secretária-adjunta de Governo e Assuntos Estratégicos Ivone de Souza, foram encontradas três folhas impressas de tabela com informações de contratados.

“Nota-se serem listas de pessoas com diversas indicações políticas, dentre vereadores e servidores ocupantes ou não de cargos públicos da Prefeitura”, concluiu o Ministério Público na denúncia.


Entre os vereadores estão Chico 2000 (PL), Juca do Guaraná (MDB), Mário Nadaf (PV), o ex-vereador e atual secretário de Governo Luis Claudio (PP), o suplente de vereador Marcus Fabricio (PTB), os ex-vereadores Misael Galvão (PTB), Toninho de Souza (PSD), Ricardo Saad (PSDB), Orivaldo da Farmácia (PP), Justino Malheiros (PV), Drº Xavier (PTC), Vinicyus Hugueney (PP), Marcos Veloso (PV), Adilson Levante (PSB) e Rogério Varanda (PSD), e ainda o secretário de Meio Ambiente e vereador Renivaldo Nascimento (PSDB).

Outra que aparece fazendo indicações para cargos no ambito da administração municipal é a deputada Janaína Riva (MDB). 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet