Cuiabá, sábado, 01/06/2024
13:55:57
informe o texto

Notícias / Geral

19/11/2021 às 13:10

ALMT aprova projeto que proíbe cirurgias estéticas em animais

Proposta proíbe cirurgias em cordas vocais, orelhas, caudas e garras para fins estéticos e combater os maus-tratos

Leiagora

Foi aprovado em segunda votação o Projeto de Lei n° 924/2020 que trata sobre a proibição de mutilação e procedimentos cirúrgicos desnecessários em animais para fins estéticos em Mato Grosso.

O PL, de autoria 
do deputado Ulysses Moraes, foi aprovado na sessão de terça-feira (16), na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT). O projeto agora vai à sanção do governo do estado. 

É um projeto importante para causa animal de Mato Grosso.

O projeto estende essa proibição às cirurgias de cordectomia, conchectomia, caudectomia e onicectomia em animais domésticos ou domesticados, silvestres, nativos ou exóticos e prevê infrações para aqueles que não cumprirem a lei.

Vale destacar que essas cirurgias são permitidas quando atendem indicações clínicas prescritas por médico veterinário. Contudo, quando não se aplicar a esse caso, o descumprimento da lei implicará em sanções tanto para dono do animal, quanto para o profissional veterinário.

Um dos procedimentos mais conhecidos é a caudectomia, feito para cortar o rabo de cachorros. Por questões estéticas, infelizmente virou um costume cortar a cauda de cães de algumas raças.

Porém, com essa lei aprovada, a amputação do rabo será uma atividade proibida em Mato Grosso. 

É importante também ressaltar que essas práticas contida no PL n° 924/2020 já são proibidas pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CMFV), mas o deputado especificou os temas no Projeto de Lei e estendeu não apenas para os animais domésticos quanto para os silvestres, nativos e exóticos.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet