Cuiabá, quarta-feira, 01/05/2024
23:43:19
informe o texto

Notícias / Judiciário

22/11/2021 às 15:51

TJ declara inconstitucional VI de chefes de gabinete da Câmara de Cuiabá

Em suma, os desembargadores declaram inconstitucional dois artigos e a totalidade de uma terceira lei aprovada pelo Legislativo Cuiabano

Eduarda Fernandes

TJ declara inconstitucional VI de chefes de gabinete da Câmara de Cuiabá

Foto: Câmara de Cuiabá

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) declarou inconstitucional o pagamento da verba indenizatória aos chefes de gabinete da Câmara de Cuiabá. A decisão foi proferida por unanimidade pelo Órgão Especial do TJ em face a uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) proposta pelo procurador-geral de justiça José Antônio Borges.

Em suma, os desembargadores declaram inconstitucional dois artigos e a totalidade de uma terceira lei aprovada pelo Legislativo Cuiabano que assegurava o pagamento de verba indenizatória aos 25 chefes de gabinete.

Em seu voto, a relatora do processo, desembargadora Maria Helena Póvoas, frisou que nas leis aprovadas pelo Parlamento Municipal, que regulamentaram o benefício, não ficou especificada a atividade desenvolvida pelo chefe de gabinete que poderia justificar a concessão de verba indenizatória.

“Constata-se, pois, que as atribuições descritas acima consistem em atividades tipicamente parlamentares, não havendo situação alguma que implique em despesa direta do ocupante do referido cargo, ou qualquer outra situação excepcional, que provoque a necessidade de compensação pela sua realização”, diz um dos trechos.

Em 2020, a verba indenizatória dos chefes de gabinete chegou a ser suspensa pelo Judiciário. Uma manobra dos vereadores da legislatura passada, contudo garantiu a implantação do benefício novamente, mas com um valor menor.

Por meio da aprovação de um projeto de lei, os vereadores implantaram a verba indenizatória de R$ 5 mil aos chefes de gabinete do Legislativo Cuiabano. Anteriormente, o benefício era de R$ 7 mil, valor equivalente ao salário.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet