Cuiabá, quinta-feira, 02/05/2024
05:01:06
informe o texto

Notícias / Judiciário

23/11/2021 às 09:20

MPMT pede indenização de R$ 8,9 milhões de fazendeiro por queimada no Pantanal

Satélite identificou queimada de 1,7 milhões de hectares de vegetação nativa do bioma

Leiagora

Um fazendeiro foi denunciado pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) pela queimada de 1,7 milhões de hectares de vegetação nativa do bioma Pantanal Mato-grossense em Santo Antônio de Leverger.
 
Na ação, o MPMT pede a indisponibilidade na matrícula do imóvel, de modo a garantir o pagamento de indenização no valor de R$ 8.975.587,52 pelos danos ambientais praticados.
 
De acordo com o MPMT, o indício de crime ambiental foi identificado pelo projeto Olhos da Mata, por meio da plataforma de sensoriamento remoto Global Forest Watch.
 
Segundo o MPMT, outros fatores que reforçam que o incêndio foi intencional e controlado com o intuito de destruir a vegetação nativa, são cercas intactas e o fato de o fogo não ter atingido áreas em que já havia formação de pastagens.
 
A possibilidade de o incêndio ter sido provocado por fenômenos naturais também foi afastada, uma vez que foi constatado que no período foram detectados 78 focos de calor na área, todos iniciando nas proximidades dos aceiros e terminando dentro do mesmo imóvel rural, com distâncias de mais de mil metros entre eles.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet