O governo de Mato Grosso anunciou, nesta quinta-feira (25), que começou negociação com a Caixa Econômica Federal para quitação do financiamento das obras do modal VLT para BRT, no transporte entre Cuiabá e Várzea Grande.
O estado disse que tenta colocar 'um fim no imbróglio que se arrasta sobre a troca do modal'.
Com o fim do financiamento, será possível colocar na praça a licitação do BRT, que já está pronta.
De acordo com o governo, o valor da dívida atual é de R$ 560 milhões, que está sendo paga em dia, mas o estado pretende quitar e encerrar a dívida.
Mauro Mendes acrescentou que aguardava uma tratativa para autorizar a migração do modal [para o BRT], em função de ter esse financiamento.
"Como eles estão demorando muito – isso foi pedido no início do ano - e a licitação [do BRT] está pronta na Sinfra já há alguns dias, nós não podemos soltar essa licitação sem autorização deles que são os financiadores. Então, o governo vai quitar esse financiamento e encerra essa dependência”, disse Mauro Mendes (DEM).
O governador apontou ainda que a sociedade não terá prejuízo financeiro com a troca do modal, já que todo o dinheiro pago pelo Estado pelo VLT já é alvo de ação judicial para ressarcimento dos recursos aos cofres públicos.
Conforme ele, o governo já entrou na Justiça pedindo de volta para os cofres públicos, do Consórcio VLT, os R$ 1,2 bilhão aproximadamente para o ressarcimento, uma vez que o contrato foi rescindido por prática de corrupção, com decisão transitada em julgado.
A quitação será feita assim que a Caixa Econômica apresentar o instrumento jurídico para sua concretização.
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