Cuiabá, sexta-feira, 03/05/2024
12:17:14
informe o texto

Notícias / Geral

21/12/2021 às 16:09

Governo federal é culpado pela falta de remédios na Farmácia de Alto Custo

Secretário diz que Estado assumiu responsabilidade que não é dele, vai comprar os remédios e depois cobrar a fatura do Ministério da Saúde

Débora Siqueira

Governo federal é culpado pela falta de remédios na Farmácia de Alto Custo

Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

A falta de medicamentos na Farmácia de Alto Custo, em Cuiabá é culpa da ineficiência e dificuldade do Ministério da Saúde em adquirir 23 remédios e enviar aos Estados. A informação é do secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, durante entrevista a Rádio Capital na manhã desta terça-feira (21).
 
Ele explicou que na assistência farmacêutica há três componentes para aquisição de medicamentos para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O primeiro são os medicamentos incorporados nacionalmente e de responsabilidade do Ministério da Saúde, que compra e encaminha aos estados.
 
A segunda forma são medicamentos cuja compra 50% é patrocinada pelo Ministério e os outros 50% pelo Estado. A terceira são os medicamentos adquiridos exclusivamente pelo Estado.
 
Conforme o secretário, a não entrega dos medicamentos que têm faltado na Farmácia de Alto Custo e as críticas pelo atraso no fornecimento aos pacientes não é culpa do Governo do Estado, mas do governo federal por não conseguir atender a população com a agilidade necessária.
 
“Falei ao governador que o Estado está sangrando desnecessariamente e teria condições de assumir essa responsabilidade que é do Ministério da Saúde. O governador autorizou e fizemos a licitação para a compra desses medicamentos pelo Estado. Foram R$ 11 milhões investidos”, comentou Gilberto.
 
Ele completou ainda que o Governo de Mato Grosso vai cobrar essa fatura do governo federal de forma administrativa ou judicial.
 
“A população não pode sofrer pela inércia do governo federal e a dificuldade do Ministério da Saúde em responder de forma rápida às necessidades da população”.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet