Cuiabá, quarta-feira, 01/05/2024
15:20:23
informe o texto

Notícias / Polícia

20/01/2022 às 14:00

CGE apura indícios de facilitação de fuga por policiais penais

MT registrou 7 fugas com 26 fugitivos somente em janeiro

Denise Soares

CGE apura indícios de facilitação de fuga por policiais penais

Foto: Assessoria

Depois de sete fugas de presos em cadeias e penitenciárias somente em 2022, a Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso (CGE) apura se houve facilitação nos episódios por parte de policiais penais.

Os policiais penais, por meio de sindicato, negam tal suspeita e denunciam que há um problema sério de estrutura e condições precárias nas unidades. (Veja a versão deles ao final da matéria).

A CGE informou que foi notificada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) sobre indícios de "descumprimento de atribuições funcionais essenciais" (que não podem ser interrompidas) por policiais penais durante o recente movimento grevista. 

“A CGE-MT está coletando informações para subsidiar a instauração de procedimentos de responsabilização, caso haja materialidade, e tipificação administrativa dos fatos e atos apurados preliminarmente”, informou a pasta, em nota, ao Leiagora.

Disse também que somente durante a instrução do processo de apuração e responsabilização de condutas funcionais será possível concluir se houve ou não facilitação de fuga de presos em decorrência de movimento grevista.

O que dizem os policiais penais

A categoria dos policiais penais, por meio do Sindicato dos Policiais Penais de Mato Grosso (Sindspen), justificou que a superlotação, falta de manutenção e estruturas inadequadas encontradas nas unidades prisionais do estado são as maiores responsáveis pelas recentes fugas.

Afirmou, ainda, que algumas das unidades abrigam o dobro de detentos que a unidade comporta, e a falta de investimento na estrutura dos presídios dificulta o trabalho dos servidores.

Fugas

Mato Grosso registrou 7 fugas com 26 fugitivos e seis recapturados no mês de janeiro. Elas ocorreram em Água Boa, Várzea Grande, Sorriso e, a mais recente, nessa quarta-feira (19), Nobres.

A Polícia Civil apura as fugas ocorridas e abriu inquéritos. Em relação à fuga ocorrida em Nobres, o delegado Luis Felipe Leoni instaurou um auto de investigação preliminar para apuração dos fatos. 

Sobre a fuga ocorrida na Penitenciária Regional em Água Boa, tem um inquérito instaurado e informações e oitivas estão sendo coletadas para apurar as circunstâncias e possíveis responsabilidades pela fuga de 14 presos.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet