Cuiabá, quarta-feira, 15/05/2024
23:08:22
informe o texto

Notícias / Política

20/01/2022 às 16:20

Estado nega pedido da Prefeitura e libera apenas 20 leitos de UTI no São Benedito

As novas vagas devem ser disponibilizadas ainda esta semana, conforme informações da secretária do município, Suelen Alliend

Kamila Arruda

Estado nega pedido da Prefeitura e libera apenas 20 leitos de UTI no São Benedito

Foto: Prefeitura de Cuiabá

Apesar de os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) geral estarem 100% ocupados, o Governo do Estado barrou a reabertura de 10 novos leitos no Hospital São Benedito, em Cuiabá. A Secretaria de Saúde da Capital havia solicitado junto ao Executivo Estadual a reabertura de 30 leitos de UTI na unidade de saúde, mas conseguiu a autorização para habilitar apenas 20.

As novas vagas devem ser disponibilizadas ainda esta semana, conforme informações da secretária do município, Suelen Danielen. O município aguarda apenas a resolução CIB para esses leitos começarem a operar.

Ela, contudo, não descarta a possibilidade de o Governo do Estado mudar de ideia e autorizar a abertura de novos leitos. “Há possibilidade de abrir mais leitos, sim. Levamos a proposta para eles, tanto que no Hospital São Benedito a nossa proposta era abrir 30 leitos, porém só foi aprovado a abertura de 20 leitos”, disse à imprensa nesta quinta-feira (20).

A integrante do primeiro escalão municipal afirma, inclusive, que já colocou o sistema de saúde de Cuiabá à disposição do Estado, no que tange à reabertura de novos leitos de UTI, para atender a demanda.

“Já colocamos a disposição do gestor estadual a possibilidade de ampliar a nossa rede tanto no Hospital Referência (antigo Pronto-Socorro), quanto no São Benedito. Porém, a gente aguarda também o co-financiamento, porque não é fácil, os custos são elevados e sozinho é impossível para qualquer município”, completou.

De acordo com informações da Secretaria de Saúde, Cuiabá conta com 144 leitos de UTI geral pactuados nas seguintes unidades de alta complexidade: Hospital Geral, Hospital de Câncer, Hospital Santa Helena, Hospital Universitário Júlio Muller e HMC.

Nessa quarta-feira (19), todos os leitos encontravam-se ocupados, reflexo do cenário de aumento da demanda não só da covid-19, mas também de outras patologias, "que, devido às restrições no atendimento de saúde adotadas como forma de evitar o contágio pelo coronavírus ou que deixaram de procurar o serviço pelo receio de contaminação, tiveram suas condições de saúde agravadas, vindo a pressionar o sistema de saúde”, explicou a pasta por meio de nota.

Com relação aos leitos covid-19, a secretária afirma que ainda há vagas disponíveis. Segundo ela, Cuiabá está com cerca de 70% das UTIs destinadas a pacientes covid-19 ocupadas.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet