Cuiabá, sexta-feira, 03/05/2024
11:28:59
informe o texto

Notícias / Judiciário

26/01/2022 às 12:40

Após detectar 27 casos de nepotismo na Prefeitura de Cuiabá, MP cria canal de denúncias

Eventuais denúncias devem ser encaminhadas exclusivamente por e-mail até o dia 1º de março

Leiagora

Após detectar 27 casos de nepotismo na Prefeitura de Cuiabá, MP cria canal de denúncias

Foto: Prefeitura de Cuiabá

Após firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), 27 servidores comissionados da Prefeitura de Cuiabá, contratados em situação de nepotismo, foram exonerados de seus cargos. Além disso, o órgão ministerial agora disponibiliza um e-mail exclusivo (nepotismoprefeituracuiaba@mpmt.mp.br) para recebimento de denúncias relativas ao assunto.

De acordo com a promotora de Justiça Lindinalva Correia Rodrigues, eventuais denúncias da prática de nepotismo na Capital devem ser encaminhadas exclusivamente por e-mail até o dia 1º de março.

“A máquina administrativa é muito grande, e muitas vezes quem tem conhecimento dos pormenores são as pessoas que trabalham nas repartições, daí a importância da efetivação da denúncia. Existe um acordo com o município e não estamos tendo dificuldades para a realização dessas exonerações”, ressaltou a promotora.

Conforme determina a Constituição Federal e a Lei 8.429/1992 (com as alterações pela Lei nº 14.230/2021), é proibida a nomeação ou contratação, em cargos públicos em comissão e funções de confiança, de pessoas que ostentem a condição de cônjuge, companheiro e parentesco (consanguinidade, afinidade ou civil), até terceiro grau, com autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento. Além de ser inconstitucional, a prática de nepotismo configura ato de improbidade administrativa.

Assinaram o TAC com o MPMT o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), e a secretária municipal de Gestão, Ellaine Cristina Ferreira Mendes.

 
Com assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet