Cuiabá, quarta-feira, 01/05/2024
21:07:48
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

03/02/2022 às 11:14

Período de vazio sanitário será de 15 de junho a 15 de setembro em MT

A data consta da Portaria nº 516 publicada nesta quinta-feira (3) no Diário Oficial da União de hoje (3)

Eduarda Fernandes

Período de vazio sanitário será de 15 de junho a 15 de setembro em MT

Foto: Mapa

Em Mato Grosso, o período de vazio sanitário para a cultura da soja será de 15 de junho a 15 de setembro. A data consta da Portaria nº 516 publicada nesta quinta-feira (3) no Diário Oficial da União de hoje (3), pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Além de Mato Grosso, a portaria define os períodos de vazio sanitário para a cultura da soja em nível nacional para o ano de 2022 para 19 estados e o Distrito Federal.

A medida fitossanitária é uma das mais importantes para o controle da ferrugem asiática da soja, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi.

O vazio sanitário é o período contínuo, de no mínimo 90 dias, em que não pode plantar e nem manter vivas plantas de soja em qualquer fase de desenvolvimento na área determinada. O objetivo é reduzir ao máximo possível o inóculo da doença, minimizando os impactos negativos durante a safra seguinte.

“O vazio sanitário da soja é uma medida consolidada, que já vinha sendo adotada por 14 estados produtores de soja nos últimos anos. No entanto, para reforçar a sua importância e aumentar os seus efeitos, o Mapa ampliou sua abrangência para 21 unidades da federação, além de aumentar o período mínimo obrigatório de ausência de plantas semeadas ou voluntárias no campo de 60 para 90 dias”, explica a coordenadora-geral de Proteção de Plantas, Graciane de Castro.

A soja é o principal produto de exportação brasileira, e atingiu, em 2021, uma produção de 134 milhões de toneladas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A Ferrugem Asiática é considerada uma das mais severas doenças que incidem na cultura da soja, podendo ocorrer em qualquer estádio fenológico. Nas diversas regiões geográficas onde o fungo foi relatado em níveis epidêmicos, os danos variam de 10% a 90% da produção.

 
Com informações do Mapa
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet