Cuiabá, sábado, 04/05/2024
08:18:04
informe o texto

Notícias / Judiciário

11/02/2022 às 12:19

Estado recebe prazo de 30 dias para reformar escola em Colíder

Obrigação advém de uma decisão da 1ª Vara da comarca, que acolheu pedido da 1ª Promotoria de Justiça Cível

Leiagora

Estado recebe prazo de 30 dias para reformar escola em Colíder

Foto: Reprodução

O Estado de Mato Grosso deverá, no prazo de 30 dias, reformar a Escola Estadual Nova Galileia, em Colíder (a 650km de Cuiabá). A obrigação advém de uma decisão da 1ª Vara da comarca, que acolheu pedido da 1ª Promotoria de Justiça Cível.

Conforme a decisão liminar, o Estado executar os “devidos reparos na parte elétrica, na caixa d’água, nos pilares do prédio secundário e no telhado, de forma a eliminar todos os defeitos estruturais que estão colocando em risco as pessoas que frequentam o local”. 

A Justiça estabeleceu que o ambiente escolar seja adequado “de forma a preencher os requisitos para emissão de Alvará contra pânico e incêndio, além de implantar sistema de proteção contra descargas atmosféricas”. Além disso, o requerido terá prazo de 120 dias para realizar “a climatização da escola, as obras necessárias para garantia da acessibilidade e adequada iluminação das salas de aulas, além da troca dos materiais deteriorados e dos computadores obsoletos”. 

A Ação Civil Pública (ACP) foi proposta pela promotora de Justiça Graziella Salina Ferrari após conclusão de inquérito civil que apurou a precariedade estrutural da escola situada na comunidade Nova Galileia, zona rural de Colíder. O procedimento foi instaurado mediante representação do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público do Estado de Mato Grosso (Sintep). Após a realização de vistorias, audiências extrajudiciais e diversas requisições ministeriais, não restou dúvidas da necessidade urgente de reforma da escola. 

“Diante da lamentável omissão inconstitucional do demandado, que se arrasta há anos, o Ministério Público requer, pela presente ação, que o Poder Judiciário assegure à comunidade escolar uma estrutura digna e segura na ‘Escola Estadual Nova Galileia’, como premissa para garantir o direito constitucional à educação”, pugnou Graziella Ferrari na ACP.

 
Com informações do MP
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet