Cuiabá, quarta-feira, 15/05/2024
08:07:58
informe o texto

Notícias / Política

11/02/2022 às 17:30

Governo condiciona negociação ao fim da greve e policias penais encerram movimento

A decisão foi tomada na tarde desta sexta durante Assembleia Geral

Kamila Arruda

Governo condiciona negociação ao fim da greve e policias penais encerram movimento

Foto: Assessoria de Imprensa

Após quase dois meses, o Sindicato dos Policiais Penais de Mato Grosso (Sindspen-MT) decidiu pela finalização da greve da categoria. A decisão foi tomada na tarde desta sexta-feira (11) durante Assembleia Geral. O fim do movimento foi uma condicionante do governo do Estado para dar continuidade às negociações.

A greve teve início no dia 16 de dezembro e suspensa desde o dia 5 de janeiro de 2022. A classe pleiteia a valorização salarial dos últimos 10 anos, além do plano gradativo de valorização dos servidores. 

 
Várias decisões judiciais determinaram que a classe retornasse as atividades normais, mas não foram respeitadas. O Tribunal de Justiça, inclusive, chegou a determinar o bloqueio de bens do Sindicato dos Servidores Penitenciários de Mato Grosso (Sindspen-MT) e dos dirigentes do sindicato, uma vez que a greve já havia sido declarada ilegal.
 
"As negociações das nossas pautas seguem em aberto com o executivo estadual. Não há nada definido. Teremos uma nova rodada de negociação com o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, no dia 8 de março. A única coisa certa é que vamos lutar até o fim pela nossa valorização e pela aceitação das nossas reivindicações", explica o presidente do Sindspen-MT, Amaury Neves.

Neves reforça que as solicitações da categoria são justas e corrigem o equívoco de gestões passadas, quando outras categorias da segurança pública receberam reajustes enquanto os policiais penais não foram beneficiados.

“Somos cerca de 2,8 mil servidores que ajudam a manter a ordem e a segurança da sociedade em Mato Grosso, lotados em 46 unidades prisionais, tomando conta e evitando que reeducandos continuem a cometer crimes no lado de dentro e de fora dos muros. Contamos com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso (OAB-MT), e de boa parte dos deputados estaduais. Isso nos fortalece e dá respaldo às nossas solicitações", finalizou.

 
(Com assessoria)
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet