Cuiabá, quarta-feira, 01/05/2024
21:30:12
informe o texto

Notícias / Judiciário

24/02/2022 às 10:44

STF determina retorno de Botelho à presidência da ALMT

A decisão foi proferida nessa quarta (23) e disponibilizada nesta quinta (24)

Kamila Arruda

STF determina retorno de Botelho à presidência da ALMT

Foto: AL-MT

Após quase um ano longe do cargo, o deputado estadual Eduardo Botelho (UB) foi reconduzido à presidência da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A medida é reflexo de uma decisão proferida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em resposta a uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) interposta pelo Rede Sustentabilidade e pelo Procurador-Geral da República.

No processo, eles questionavam a reeleição de Botelho para presidente pela terceira vez consecutiva, que estava amparada a Constituição do Estado, sendo que esta admite a recondução ilimitada para cargos da Mesa Diretora do Legislativo. O argumento é que essa possibilidade atentaria contra o princípio republicano e democrático.

Por conta disso, o parlamentar foi desposto do cargo por meio de uma decisão liminar, e a Casa de Leis foi obrigada a realizar uma nova eleição, na qual o deputado estadual Max Russi (PSB) saiu vitorioso. Já Botelho, ficou como primeiro-secretário.

O ministro Alexandre de Moraes, por sua vez, entendeu que uma alteração na legislação, ocorrida pouco antes da eleição, ainda não se poderia se aplicar à eleição da Mesa Diretora, realizada em junho de 2019.

“O Plenário também firmou a compreensão majoritária de que os efeitos dessa mudança de jurisprudência não seriam imediatamente aplicáveis à eleições para as Mesas Diretoras ocorridas em até um ano após a publicação do acórdão da ADI 6524, primeiro julgado da CORTE em que sinalizado a nova interpretação sobre os requisitos de elegibilidade para os cargos em questão”, esclareceu o magistrado.

A decisão de Alexandre de Moraes se aplica também aos demais cargos da Mesa Diretora. 


"Em vista do exposto, REVOGO A DECISÃO CAUTELAR proferida nos presentes autos (doc. 33) e restauro a eficácia da eleição realizada pela Assembleia Legislativa na Sessão Ordinária de 10/6/2020, para composição da Mesa Diretora no biênio 2021-2022, com a ADI 6674 / MT consequente RECONDUÇÃO IMEDIATA de seus membros aos cargos antes ocupados, até o julgamento final da presente Ação Direta", diz o ministro.

Ou seja, toda a chapa encabeçada por Botelho voltará para os cargos para os quais foram eleitos.

Diante disso, a deputada Janaina Riva (MDB) ficará como 1ª vice-presidente, os deputados Max Russi (PSB) como primeiro-secretário, e Paulo Araújo, 4º secretário. Já Wilson Santos (PSDB) ficará na 2º vice-presidente, Valdir Barranco (PT) na 2º secretária, e o Delegado Claudinei (PSL) na 3º secretária.

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet