Cuiabá, sábado, 27/04/2024
07:05:19
informe o texto

Notícias / Geral

02/03/2022 às 11:29

Tratamento mais eficiente no SUS beneficia pacientes com tuberculose

Medicamento distribuído pelo Ministério da Saúde ajuda a interromper a cadeia de transmissão da doença

Leiagora

Tratamento mais eficiente no SUS beneficia pacientes com tuberculose

Foto: Reprodução / Agecom Bahia

A partir deste ano, o Ministério da Saúde passa a distribuir de forma regular um novo tratamento para a infecção latente da tuberculose. O esquema conhecido como 3HP é composto pelos medicamentos rifapentina associada à isoniazida. Ele reduz o risco de desenvolvimento de tuberculose ativa nas pessoas que tiveram contato com o bacilo e ajuda a interromper a cadeia de transmissão da doença.

O esquema terapêutico foi incorporado no Sistema Único de Saúde (SUS) no segundo semestre de 2021 e, até o momento, já foram distribuídos cerca de 10,5 mil tratamentos 3HP para a infecção latente da tuberculose. Essa nova alternativa é considerada um grande avanço em relação ao controle da doença no Brasil, já que exige menor tempo de administração das doses, fator que pode contribuir para a adesão e a conclusão do tratamento.

“A incorporação do 3HP é um marco histórico na prevenção da tuberculose que traz significativos avanços para a população atendida no SUS. Vamos juntos eliminar a tuberculose como um problema de saúde pública no Brasil”, afirmou a coordenadora-geral de Vigilância das Doenças de Transmissão Respiratória de Condições Crônicas do Ministério da Saúde, Fernanda Dockhorn.

Em nota informativa divulgada pela Secretaria de Vigilância em Saúde, a Pasta recomenda que os medicamentos sejam usados amplamente pelos serviços de saúde. O tratamento para tuberculose é distribuído trimestralmente pelo Ministério da Saúde aos estados e ao Distrito Federal. Em 2021, foram diagnosticados aproximadamente 64 mil casos novos no País.

Entenda os esquemas terapêuticos

O SUS oferece três esquemas terapêuticos para a infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis (ILTB): isoniazida, rifampicina e a rifapentina associada à isoniazida (3HP). O primeiro exige nove meses de tratamento (270 doses diárias), enquanto para a rifampicina quatro meses (120 doses). Já a rifapentina associada à isoniazida é ministrada durante três meses (12 doses semanais). Essa diminuição significativa de doses garante melhor adesão, com menos efeitos adversos, contribuindo para a efetividade do tratamento. Outra vantagem é a potencial redução de custos referentes ao armazenamento e à distribuição dos medicamentos pelo SUS.

ILTB

O novo esquema terapêutico é indicado para tratamento da ILTB, que é um período em que a tuberculose não se desenvolve de imediato, já que os bacilos causadores da doença ficam encapsulados e com a atividade diminuída no pulmão. A pessoa infectada pode permanecer saudável por muitos anos, até mesmo décadas, sem transmitir o bacilo e com imunidade parcial à doença, podendo desenvolvê-la ao longo da vida.

Transmissão

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. A doença afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. A transmissão acontece por via respiratória, pela eliminação de aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa com tuberculose ativa, sem tratamento; e a inalação de aerossóis por um indivíduo suscetível.

Com o início do tratamento, a transmissão tende a diminuir gradativamente. Em geral, após 15 dias, o risco de transmissão da doença é bastante reduzido. A tuberculose não se transmite por objetos compartilhados. A doença tem cura e o tratamento dura, em média, seis meses e deve ser feito até o final.

 
Governo Federal
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet