Cuiabá, domingo, 28/04/2024
03:16:27
informe o texto

Notícias / Geral

03/03/2022 às 13:28

Governo Federal reconhece situação de emergência de Gaúcha do Norte

Outras seis cidades do país afetadas por desastres naturais também tiveram a situação de emergência reconhecida na mesma portaria

Leiagora

Governo Federal reconhece situação de emergência de Gaúcha do Norte

Foto: Assessoria

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento (MDR), reconheceu a situação de emergência de Gaúcha do Norte (a 583 km de Cuiabá). A portaria que concede o status a essas localidades foi publicada na edição dessa quarta-feira (2) do Diário Oficial da União (DOU).

Outras seis cidades do país afetadas por desastres naturais também tiveram a situação de emergência reconhecida na mesma portaria. 

Metade dos municípios que obtiveram o reconhecimento federal enfrentam estiagem. Sãos os casos de Aricá e Taquara, no Rio Grande do Sul, e Água Doce, em Santa Catarina. Por sua vez, Itaipé, em Minas Gerais, e Gaúcha do Norte, em Mato Grosso, registraram chuvas intensas. Já a também gaúcha São Jerônimo foi atingida por vendavais.

No final de janeiro, o município de Gaúcha do Norte teve a situação de emergência reconhecida pelo governo de Mato Grosso depois de ter sido afetado pelas chuvas naquele mês.  O acesso entre Gaúcha do Norte e Canarana pela MT-427 chegou a ser comprometido

Como solicitar recursos

Após a concessão do status de situação de emergência pela Defesa Civil Nacional, os municípios atingidos por desastres estão aptos a solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.

 
Com informações do Ministério do Desenvolvimento Regional
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet