Cuiabá, domingo, 28/04/2024
07:56:03
informe o texto

Notícias / Geral

08/03/2022 às 20:40

Prefeito não segue governo, mas tornará máscara facultativa em questão de dias

Emanuel criticou que não se resolve pandemia por decreto, mas sinaliza que vai tornar opcional máscaras em ambientes fechados

Débora Siqueira

Prefeito não segue governo, mas tornará máscara facultativa em questão de dias

Foto: Luiz Alves/Secom Cuiabá

Um dia após o Governo do Estado tornar opcional o uso de máscaras em ambientes externos e fechados, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), em transmissão semanal em rede social, na noite desta terça-feira (8), disse que o uso de máscara em ambientes fechados será facultativo daqui alguns dias, caso os números relativos à covid-19 se mantenham satisfatórios.
 
“Nossos números são altamente satisfatórios, mas, ainda não nos permitem hoje retirar as máscaras. Não se resolve a pandemia por decreto, não é assim. Então, deixa a população cuiabana, deixa cada um decidir por si qual a melhor forma de enfrentar o vírus. Continuando essa melhoria dos números, em poucos dias vou colocar como facultativa e deixar que cada cidadão, que cada família decida a melhor forma de se prevenir, a melhor forma de defender a melhor forma de proteger a sua família”.
 
Municípios como Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum já dispensaram a obrigatoriedade do uso de máscaras. Cada prefeito vai elaborar decretos liberando ou não a população do uso do acessório.
 
O prefeito alega que busca agir com prudência e responsabilidade na tomada de decisão, sempre orientado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde, além do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, formado por técnicos e especialistas da Prefeitura de Cuiabá.
 
Ele lembrou que em novembro do ano passado, o vice-prefeito José Roberto Stopa baixou um decreto liberando o uso de máscara em ambientes aberto e logo ocorrerá com ambiente fechado.
 
Leitos covid-19 e vacinação

 
Conforme Emanuel, a taxa de ocupação dos leitos de UTI Covid no Hospital Referência está em 26,6% dos leitos de UTI adulto, 20% dos leitos de UTI Pediátrica, 62,5% dos leitos de enfermaria adulto e nenhum leito de enfermaria pediátrica covid ocupado.
 
Em relação à vacinação, 90% da população adulta vacinada com duas doses, cerca de 50% dos adolescentes totalmente imunizados e quase 27% das crianças vacinadas com a primeira dose. 
 
A capital do Estado acumulava, até o dia 7 de março, 127.005 casos da doença, tendo 122.806 cuiabanos recuperados. No total, rede pública e privada registraram 151 pessoas estavam internadas, sendo 40 em UTI e 111 em enfermaria (do total de internados, 62 são de Cuiabá, o que representa um percentual de  41%. Desde o dia 16 de abril de 2020, data de registro do primeiro óbito na capital pela doença, um total de 3.656 faleceram em razão da contaminação pelo vírus.
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet