Cuiabá, quinta-feira, 02/05/2024
02:42:06
informe o texto

Notícias / Política

10/03/2022 às 11:05

Projeto de Lei de Janaina prevê ‘passe maternidade’ para gestantes de MT

Gratuidade estará condicionada à apresentação de laudo médico que ateste a gestação ou à apresentação de certidão de nascimento

Leiagora

Projeto de Lei de Janaina prevê ‘passe maternidade’ para gestantes de MT

Foto: Secom - ALMT

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) apresentou, nessa quarta-feira (9), projeto de lei que Institui o ‘passe maternidade’ em Mato Grosso. Na prática, as empresas que exploram a prestação de serviço de transporte coletivo rodoviário intermunicipal de passageiros devem fornecer gratuitamente passagem às gestantes de baixa renda usuárias do serviço, desde a data em que a gestação é confirmada até três meses após o parto.

Consta do texto do projeto que a gratuidade estará condicionada à apresentação de laudo médico que ateste a gestação ou à apresentação de certidão de nascimento da criança em algum dos locais da empresa que explora a prestação de serviço de transporte coletivo rodoviário intermunicipal de passageiros.

“Pelo projeto, a gestante pode requerer e apresentar documentos que comprovem sua condição nos escritórios das empresas, no guichê de atendimento ou no embarque, para o motorista ou cobrador. Embora o avanço da assistência pré-natal no Brasil seja notório e tenha contribuído para a diminuição da mortalidade materna, ainda é insuficiente para garantir um parto saudável. Precisamos garantir uma rede de apoio para que ela vá às consultas. Hoje, por exemplo, uma gestante faz em média 5,2 exames pré-natais, enquanto que a média recomendada OMS é de seis consultas”, explica.

O projeto prevê que a fiscalização deverá ser realizada pelo Ager e casos as empresas descumpram o que determina a lei, serão multadas.

 
Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet