Cuiabá, domingo, 28/04/2024
01:09:44
informe o texto

Notícias / Geral

29/03/2022 às 21:40

Uso de máscaras em escolas passa a ser opcional

A medida tomou como base os números de casos novos de covid-19 registrados na capital

Débora Siqueira

Uso de máscaras em escolas passa a ser opcional

Foto: Secom/MT

O prefeito Emanuel Pinheiro anunciou que vai revogar a obrigatoriedade do uso de máscaras em salas de aula do Ensino Fundamental e Educação Infantil. O acessório passa a ser facultativo. A medida consta no decreto de nº 9.018, que será publicado na edição da Gazeta Municipal desta quarta-feira (30).
 
A medida tomou como base os números de casos novos de covid-19 registrados na capital nos últimos dias e a baixa ocupação de leitos de UTI. No entanto, o chefe do Executivo Municipal reitera que, se necessário for, novas alterações serão divulgadas, prezando sempre o bem estar e a segurança da população cuiabana. A normativa revoga o decreto de nº 9.013, publicado no dia 23 de março.
 
"Estamos vencendo o coronavírus, graças ao trabalho do nosso Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e principalmente à campanha Vacina Cuiabá, que tem sido o sustentáculo do sucesso nesta guerra. É preciso ter equilíbrio, responsabilidade e coerência, seguindo sempre as orientações da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde, do Comitê de Enfrentamento para tomar decisões relacionadas à pandemia”, declarou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro durante live no Facebook.
 
O uso de máscaras é facultativo, como em locais de atendimento ao público em geral, eventos em geral, transporte coletivo, shopping, igrejas, eventos em geral, ginásios esportivos, estádios, supermercados e demais estabelecimentos comerciais. “Para aquelas pessoas que se sentirem mais seguras com o uso do item de proteção individual, fica a critério de cada um”, assegurou Pinheiro.

No domingo (27), pais e responsáveis fizeram protesto contra o decreto municipal que mantinha o uso obrigatório das máscaras nas unidades de saúde e escolas. 

A manifestação foi organizada pelo Movimento Escolas Abertas, e a concentração foi no Parque Tia Nair. O coletivo de pais surgiu durante a pandemia com a proibição das aulas presenciais. Eles alegavam prejuízo no ensino com as aulas à distância. 
 
Quem deve usar as máscaras em Cuiabá
 
Nos locais destinados à prestação de serviços de saúde (tanto na rede pública quanto na rede privada), idosos acima de 70 anos, imunossuprimidos, pacientes com comorbidades, pessoas não vacinadas contra a Covid-19, pessoas com sintomas gripais ou que tiveram contatos com pacientes com o vírus da Covid-19 fica mantida a obrigatoriedade do uso de máscaras.
 
Os números divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde apontam uma queda brusca na quantidade de testes de Covid realizados na rede Básica municipal. Em janeiro foram feitos 46,8 mil testes. Em fevereiro foram 4.948 testagens realizadas e em março esse número caiu para 2.042, sendo que desse montante apenas 108 deram positivo. A queda no número de testagens na rede pública é de mais de 95%, comparando-se o mês de janeiro com março.
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet