Cuiabá, quarta-feira, 15/05/2024
01:23:26
informe o texto

Notícias / Política

31/03/2022 às 13:47

Botelho garante que governador irá vetar projeto de reajuste caso haja modificações

O alerta foi feito porque as categorias de servidores estão insatisfeitas com a proposta e cobram alterações

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda

Botelho garante que governador irá vetar projeto de reajuste caso haja modificações

Foto: Reprodução

Os policiais penais, os servidores do Departamento de Trânsito (Detran) e do socioeducativo correm o risco de ficar sem qualquer reajuste salarial. Ocorre que se houver qualquer modificação no projeto de lei encaminhado pelo Executivo estadual, o governador Mauro Mendes (União) já avisou que a propositura será vetada.

A informação é do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado estadual Eduardo Botelho (União), que agora busca um diálogo com os sindicatos das categorias.

“A conversa do governador foi essa, se os deputados alterarem, ele não vai sancionar, porque lá já foi feito um estudo criterioso”, reforçou o parlamentar.

O aviso é porque ainda há uma insatisfação das categorias. Os servidores do Detran, por exemplo, reclamam que a mensagem do Governo não inclui os analistas e advogados. Já no que se refere aos policiais penais e o socioeducativo, a queixa é que há uma diferenciação com relação à tabela dos iniciais para os finais, os servidores mais antigos têm a menor correção salarial.

Uma comissão de parlamentares até foi formada para debater o tema com o governador, mas, até o momento, ainda não conseguiram se reunir com Mauro Mendes, que está em viagem. Por conta disso, estão em dúvida sobre como proceder.

O fato, inclusive, fez com que a sessão extraordinária, convocada para a manhã desta quinta-feira (31), fosse adiada para o período vespertino.

Diante desse imbróglio, Botelho busca o respaldo das categorias para dar sequência à votação, que deve ocorrer até esta sexta-feira (1º), tendo em vista o processo eleitoral deste ano.

“A média do Detran ficou quase 25% de aumento. Dos policiais penais chega a quase 15%, e a do socioeducativo também nessa faixa. Então, eles têm que assumir o risco. Não quer que vote, quer que façamos emenda. Tudo bem. Mas, que eles assumam o risco, pois se os policiais penais, se os servidores do Detran e se os do socioeducativo perderam o aumento, a responsabilidade é do sindicato, não nossa”, completou.

Vale lembrar que, nessa quarta-feira (30), o deputado estadual Elizeu Nascimento apresentou um substitutivo integral à proposta do governo, incluindo os policiais militares e os bombeiros nos reajustes. Tais categorias não estavam elencadas no projeto original. Esse seria um dos motivos legais que pode levar Mauro a vetar o projeto, pois configura vício de iniciativa por criar despesa ao Executivo.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet