Cuiabá, terça-feira, 14/05/2024
21:04:37
informe o texto

Notícias / Política

30/03/2022 às 14:07

Deputados irão ao Governo debater pacote de reajustes salariais

A intenção é que a reunião ocorra ainda nesta tarde (30) e o pacote seja colocado em votação em sessão extraordinária convocada para a manhã desta quinta (31)

Eduarda Fernandes

Deputados irão ao Governo debater pacote de reajustes salariais

Foto: Michel Alvim / Secom-MT

A solução encontrada pelos deputados estaduais para aparar as arestas detectadas no pacote de reajustes para três categorias de servidores, enviado pelo Governo do Estado, foi montar uma comissão para debater o assunto com o governador Mauro Mendes (União). A intenção é que a reunião ocorra ainda nesta tarde (30), a fim de que todas as divergências sejam sanadas e o pacote seja colocado em votação em sessão extraordinária convocada para a manhã desta quinta (31).

O Governo encaminhou mensagens ao Legislativo propondo reajustes para os funcionários do Departamento de Trânsito (Detran) e do Sistemas Socioeducativo e Penitenciário. As propostas estavam em pauta na sessão de hoje, mas não houve consenso sobre o teor dos projetos.

Leia também - Sem acordo, deputados suspendem sessão para debater reajustes salariais

Segundo a deputada estadual Janaina Riva (MDB), em relação aos servidores do Departamento de Trânsito (Detran), não estão inclusos os analistas e advogados. E, quanto às demais categorias, a parlamentar diz que há uma diferenciação com relação à tabela dos iniciais para os finais, os servidores mais antigos têm a menor correção salarial.

Diante disso, os deputados optaram por formar a comissão e levar a questão à mesa do governador.

A pressa se dá pelo fato de 2022 ser ano eleitoral. Pela legislação, questões relativas a aumento ou reajuste salarial precisam ser sancionadas, no máximo, até seis meses antes da eleição. Este prazo encerra neste sábado (2).

A leis de carreiras causarão um impacto de R$ 4,9 milhões ao mês no orçamento do Estado, pois a medida não beneficia apenas os servidores ativos, mas também os aposentados e pensionistas dessas categorias. As adequações salariais são um pedido antigo das carreiras dos servidores, que tiveram aumento nas demandas e atribuições nos últimos anos.

A previsão é que o reajuste seja aplicado já na folha de pagamento de abril.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet