Cuiabá, sábado, 27/04/2024
20:01:33
informe o texto

Notícias / Geral

02/04/2022 às 09:55

Temporal deixa morto na Baixada e desaparecidos em Angra dos Reis

Homem teria sido atingido por descarga elétrica em Mesquita. Em Monsuaba (Angra), bombeiros retiraram 5 sobreviventes e buscam por outros 11 após deslizamento de terra que atingiu 4 casas .

Do G1

Temporal deixa morto na Baixada e desaparecidos em Angra dos Reis

Foto: Reprodução / Redes Sociais

Menos de dois meses depois da tragédia que devastou Petrópolis, na Região Serrana, desta vez é o litoral fluminense que sofre com a forte chuva que cai desde a noite de quinta-feira (31) e se estendeu até a madrugada deste sábado (2). Ao menos uma pessoa morreu, em Mesquita, na Baixada Fluminense, e há 11 desaparecidos após deslizamento de terra em Angra dos Reis, na Costa Verde.

A morte em Mesquita foi de Daniel Ribeiro, de 38 anos. De acordo com a Defesa Civil, ele levou um forte choque em um poste quando tentava ajudar uma outra pessoa.

Outras cidades da Baixada também registraram alagamentos. A Prefeitura de Nova Iguaçu afirmou que a cidade registrou 141 mm de chuva no bairro Moquetá, o que equivale a 148% da média de chuva do mês de abril. O Hospital Estadual Ricardo Cruz, inaugurado há um ano, ficou inundado.

Chuva recorde e desaparecidos em Angra

Pelo menos 11 pessoas estão desaparecidas depois que um deslizamento de terra atingiu quatro casas no bairro Monsuaba, em Angra, na madrugada deste sábado.

Segundo o Corpo de Bombeiros, cinco pessoas foram resgatadas com vida e levadas para o Hospital da Japuíba. Seis grupamentos da corporação e agentes da Defesa Civil da cidade trabalhavam nas buscas pelos desaparecidos pela manhã.

Nas últimas 48 horas, Angra dos Reis registrou o volume de chuva equivalente a 655 mm no continente, e 592 mm na Ilha Grande – índices jamais registrados anteriormente no município.

Segundo a Defesa Civil, todas as 28 sirenes do sistema de alerta, distribuídas em 20 blocos que abrangem as áreas de risco, soaram durante a madrugada, para alertar moradores sobre a possibilidade de deslizamentos e alagamentos.
Estágio de atenção

A cidade do Rio entrou em estágio de atenção às 9h25 deste sábado (2). Trata-se do terceiro nível em uma escala de cinco e significa que uma ou mais ocorrências já impactam o município, afetando a rotina de parte da população.

Em mensagem publicada nas redes sociais, o prefeito afirmou que a madrugada no Rio contou com muitas ocorrências e a tendência é que o dia seja de chuva.

"A gente teve uma noite de ontem e uma madrugada bastante complexa. O pessoal da prefeitura atuou. A gente não tem nenhuma situação em grande via mais crítica. Mas você tem algumas áreas da cidade, principalmente na Zona Oeste mais litorânea, a região das vargens, Guaratiba, partes da Zona Oeste mais próximas do mar, você tem ainda situações de alagamentos. Jacarepaguá também tem situações complexas. Na Grande Tijuca, a situação já baixou, o Rio Maracanã", afirmou Eduardo Paes.

O prefeito voltou a pedir que a população evite deslocamentos desnecessários.

"A tendência é que a gente ainda tenha chuva hoje, a princípio mais fraca para moderada. Então o meu pedido para vocês é que fiquem atentos, se puder evitar deslocamentos desnecessários a gente agradece para que a gente possa arrumar a cidade ao longo do dia", disse Paes.

Maricá

A forte chuva também causou transtornos e deixou famílias desalojadas em Maricá (RJ). Segundo a Defesa Civil, os bairros mais afetados foram Itapeba e Condado com 30 ocorrências cada.

A Defesa Civil está em estágio de alerta. Os maiores acumulados de chuva, nas últimas 24 horas, foram em Itapeba (261,39mm), Espraiado (227,94mm) e Ponta Negra (88,41mm).

Previsão do tempo

A influência de uma frente fria deixa o tempo encoberto e chuvoso o dia todo no estado, segundo a Climatempo, com previsão de chuva forte entre esta noite e a manhã de sábado (2).

Rajadas de vento forte de até 60 km/h também estão previstas, além de alerta de temporais e raios e ressaca no litoral.

Por causa da chuva forte, os garis resolveram suspender a greve até segunda-feira (4).
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet