Cuiabá, sábado, 27/04/2024
11:21:30
informe o texto

Notícias / Geral

03/04/2022 às 16:02

Criança de 2 anos corre risco de morte por falta de medicamento

Equipe do Pronto-Socorro conseguiu a medicação, de forma emergencial, emprestando de outro hospital e diz que há falta do remédio em Cuiabá

Leiagora

Criança de 2 anos corre risco de morte por falta de medicamento

Foto: Reprodução

Luan Vinicius Rodrigues de Melo, e 2 anos e 11 meses, internado desde o dia 28 de março na UTI II Pediatria, do antigo Pronto Socorro, pode morrer por falta do medicamento Albumina. Ele está com quadro grave de pneumonia com derrame pleural. 
 
Desde o dia 30 ele não recebe medicação, e o corpo começou a inchar porque a falta deste medicamento causa dano nos rins. “Os médicos fazem o que podem, ele está recebendo toda a atenção, mas não tem o medicamento”, desabafou o avô  José Carlos. 
 
A saga do Luan começou com sua ida à UPA da Morada de Ouro, na primeira quinzena de março. Estava com febre e gripado. Na UPA foi medicado com dipirona e mandado de volta para casa. Isso por três vezes apesar dos familiares pedirem que fosse realizado exame. “Não era normal aquela febre indo e voltando”, disse o avô José Carlos.
 
Percebendo o agravamento do estado da criança, que já tinha problema em respirar, os familiares fizeram um esforço entre os familiares para fazer uma consulta particular. A médica prescreveu internação imediata. Luan estava com pneumonia com derrame pleural Um dos pulmões já estava 100% comprometido e o outro começava a ser prejudicado.
 
Os pais levaram a criança para a UPA e com muita insistência, conseguiram com que ela fosse internada. Ele ficou internado três dias até que médicos conseguiram encaminhá-lo para a internação na UTI do antigo Pronto Socorro. A criança já passou por duas cirurgias, dreno, para limpar o pulmão. A última cirurgia foi na sexta-feira, 1, O pulmão estava bastante comprometido.
 
“De repente percebemos que meu neto estava inchando, ai foi que soubemos que ele não estava recebendo a medicação mais importante para o tratamento, a Albumina, porque está em falta no hospital”. 
 
No hospital, a médica que atendeu a criança prescreveu Albumina e na última solicitação constatou que desde o dia 30 de março o medicamento está em falta no hospital.
 
Além de Luana, mais duas crianças, estão precisando do mesmo medicamento. Segundo os familiares do Luana, uma criança com os mesmos sintomas morreu ao chegar no hospital porque “o quadro dela já estava muito comprometido, não resistiu”.
 
A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá explicou que o medicamento está em falta em toda cidade, mas devido ao caso grave da criança, conseguiram emprestado de um outro hospital na tarde deste domingo e passará a ser administrado no menino.
 
Além disso, reforçou que as equipes do Hospital Referência trabalham com muita dedicação e responsabilidade, dando todo o suporte necessário para salvar as vidas de seus pacientes.
 
Confira a nota na íntegra
 
A Secretaria Municipal de Saúde informa:
 
- Desde quando o medicamento Albumina foi receitado para o paciente pediátrico L.V.R.M, as equipes do Hospital Referência, antigo Pronto Socorro, não mediram esforços para conseguir o remédio. O medicamento está em falta em toda a cidade, por isso a demora em consegui-lo.
 
- Felizmente a equipe conseguiu o medicamento emprestado de outro hospital, e hoje à tarde (03) já começará a ser administrado no paciente.
 
- Vale ressaltar que as equipes do Hospital Referência trabalham com muita dedicação e responsabilidade, dando todo o suporte necessário para salvar as vidas de seus pacientes.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet