Cuiabá, sábado, 27/04/2024
13:11:36
informe o texto

Notícias / Geral

06/04/2022 às 07:32

Saiba como denunciar ilícitos eleitorais ocorridos na internet

Além da descrição da publicação, alguns poucos dados a mais, fáceis de coletar pelo próprio usuário, podem fazer toda a diferença para a responsabilização das práticas

Leiagora

Saiba como denunciar ilícitos eleitorais ocorridos na internet

Foto: Divulgação/MPF

Ao fazer a denúncia de uma eventual publicação eleitoral ilícita na internet, é importante que o usuário facilite algumas informações a fim de que a apuração dos fatos seja possível e mais célere. Além da descrição da publicação, alguns poucos dados a mais, fáceis de coletar pelo próprio usuário, podem fazer toda a diferença para a responsabilização das práticas ilícitas.

Para fazer uma denúncia de ilícito eleitoral na internet, clique aqui.

Leia abaixo as instruções, que variam conforme a plataforma em que o eventual ilícito tenha sido identificado.

Sites

Incluir a URL, ou seja, o endereço do site, que pode ser copiado da barra superior do navegador. Se possível, também um print (uma imagem da tela) da publicação.

Facebook e Instagram

Incluir a URL, ou seja, o endereço da publicação. É importante, para facilitar a identificação, que seja copiado endereço da publicação e também o do perfil do usuário que publicou, já que em grupos ou eventos diversos usuários diferentes podem publicar. Para conseguir o endereço da publicação específica, 
se estiver no computador, clique na hora e data da publicação e endereço aparecerá na barra superior do navegador. Se estiver no celular, clique na seta que há no menu do aplicativo e, em seguida, copiar link. Se possível, também faça e envie um print (uma imagem da tela) da publicação.

WhatsApp

Incluir o número de telefone com o DDD da conta que estiver propagando as mensagens/publicações irregulares. Se possível, também faça e envie um print (uma imagem da tela) da publicação.

YouTube

Incluir a URL, ou seja, o endereço do site, que pode ser copiado da barra superior do navegador. Se possível, também faça e envie um print (uma imagem da tela) do vídeo e o próprio vídeo em si.

Twitter

Incluir a URL, ou seja, o endereço do site, que pode ser copiado da barra superior do navegador, e o nome do usuário, que sempre inicia com @. Se possível, também faça e envie um print (uma imagem da tela) da publicação irregular.

 
Do MPF
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet