Cuiabá, domingo, 05/05/2024
12:46:55
informe o texto

Notícias / Polícia

08/04/2022 às 16:37

Vídeo | Quase 300 animais silvestres foram resgatados na Região Metropolitana em 2022

Serpentes, jacarés, capivaras e gambás foram algumas das espécies capturadas pelos policiais ambientais da PM

Priscila Mendes

Vídeo | Quase 300 animais silvestres foram resgatados na Região Metropolitana em 2022

Foto: BPMPA / PMMT

Entre janeiro e março de 2022, o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) resgatou 291 animais silvestres na Região Metropolitana de Cuiabá. Serpentes, jacarés, capivaras e gambás foram algumas das espécies capturadas pelos policiais ambientais da PM. 

No primeiro trimestre de 2021, os policiais ambientais da unidade efetuaram o resgate 214 animais silvestres. Neste ano, o número saltou para 291 espécies, entre elas jiboias, jacarés, gambás, capivaras, aves, dentre outros animais que estavam em situação de risco, ou seja, um crescimento de 35% nos chamados.

O comandante da unidade especializada, tenente-coronel Fagner Augusto do Nascimento, contextualizou o trabalho: "
Uma das atribuições da Polícia Militar, especialmente desenvolvida pelas unidades de proteção ao Meio Ambiente, é a proteção da fauna silvestre. E, nessa atividade, elencamos ações de fiscalização a criadouros bem como o transporte desses animais, verificando as licenças ambientais vigentes", entre outras atividades.

O tenente-coronel explicou, ainda, que a população não deve fazer, por conta própria, o manejo dos animais. “Reforçamos a necessidade de emprego do Batalhão Ambiental da PM para realizaram a captura/ resgate destes animais para evitar risco de acidentes ou patológicos na transmissão de doenças”, pontua.Os acionamentos da equipe ambiental podem ser feitos via 190 ou disque-denúncia da PMMT.

Os animais resgatados são levados para um Centro de Atendimento que funciona no Batalhão, em Várzea Grande, onde o atendimento é feito por meio de parceria da Polícia Militar com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema). Os animais debilitados ou maltratados recebem assistência de hospitais universitários da capital. Depois, dependo da reabilitação, podem ser devolvidos à natureza. 






Disque-denúncia 

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800 065 3939. 
Com assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet