Cuiabá, sábado, 11/05/2024
20:48:41
informe o texto

Notícias / Polícia

12/04/2022 às 08:11

Vídeo | PF faz operação contra desmatamento em terra indígena e flagra madeiras cortadas

Investigação aponta participação de madeireiros e uma liderança indígena

Leiagora

Vídeo | PF faz operação contra desmatamento em terra indígena e flagra madeiras cortadas

Foto: Polícia Federal de Mato Grosso

Policiais federais flagraram desmatamento ilegal na terra indígena Menkragnoti, nas proximidades da aldeia Kotori, no município de Peixoto de Azevedo. Os agentes realizam a operação Escudo de Palha nesta terça-feira (12) e cumpriram 6 mandados de busca e apreensão.
 
Os mandados cumpridos desta terça-feira têm foco nos possíveis participantes dos crimes, dentre eles madeireiros e uma liderança indígena.
 
Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara de Sinop nas cidades de Matupá, Guarantã do Norte e Peixoto de Azevedo, além da cidade de Iporá (GO).
 
A investigação teve início em fevereiro de 2022, após denúncia recebida pela Fundação Nacional do Índio (Funai) de Cuiabá, relacionada à extração ilegal de madeira na terra indígena.
 
Segundo a denúncia, nas proximidades da aldeia, havia cerca de dois mil metros cúbicos de madeiras cortadas e prontas para serem retiradas.
 
Ainda, que os madeireiros da cidade de Peixoto de Azevedo teriam cooptado as lideranças indígenas da aldeia Kororoti, ofertando cerca de R$ 70 mil para a retirada dessa madeira.


 

Os policiais foram até o local e detectaram, após sobrevoo de helicóptero, o desmatamento e a existência de madeiras cortadas.
 
Na ocasião, dentro da Terra Indígena e nos seus arredores, foram realizadas apreensões de arma e veículos pelo Ibama.
 
Os investigados podem responder pelos crimes ambientais de desmatamento e associação criminosa.
 
O nome da operação, Escudo de Palha, é decorrente da aparente proteção que os indígenas locais empreendiam em favor da floresta, quando na verdade a proteção era facilmente abafada por suborno em favor da liderança local.

 
Com assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet