Cuiabá, sábado, 27/04/2024
03:26:06
informe o texto

Notícias / Geral

15/04/2022 às 11:03

Vídeos e fotos | Moradores vivem 'ilhados' em bairro sem asfalto e sofrem com enxurradas em dias de chuva

Além desse problema, a situação se agravou com uma obra de esgoto realizada em condomínio privado somada à falta de saneamento no local, o que tornou difícil a locomoção dos residentes da região

Angélica Callejas

Vídeos e fotos | Moradores vivem 'ilhados' em bairro sem asfalto e sofrem com enxurradas em dias de chuva

Foto: Angélica Callejas

A estudante Nádia, de 15 anos, percorre a pé, de segunda a sexta-feira, um percurso de aproximadamente 1 km para chegar até a Escola Estadual Diva Hugueney de Siqueira Bastos, localizada na avenida Senador Jonas Pinheiro, no bairro Jardim Aroeira, em Cuiabá, onde cursa o 1º ano do Ensino Médio. Apesar de não ser um caminho longo, torna-se uma jornada difícil diante das condições de abandono do bairro Serra Dourada, no qual a adolescente reside. A rua não tem asfalto e o pior é no retorno, quando já é tarde da noite, e ela precisa andar sobre a lama e sem muita iluminação. 



A casa na qual mora com os pais e uma irmã, na rua Violeta, não possui asfaltamento, mas recentemente teve instalada uma rede de esgoto, através de uma obra de iniciativa privada do Grupo FV Construtora, que piorou as condições da via. Nos dias de chuva, diante da ausência de drenagem de água, a rua inclinada torna-se uma cachoeira de lixo, lama e dejetos, por se situar numa região mais baixa. Nádia conta que nos dias de precipitação, ela e a família ficam presos dentro de casa, pois se tentarem sair, podem ser carregados pela enxurrada. 



O problema de saneamento e infraestrutura das vias se estende por todo o bairro Serra Dourada, e acarreta em diversas outras adversidades, como a dificuldade de acesso ao bairro pelos motoristas de aplicativo, coleta de lixo, policiamento e até mesmo para os moradores que possuem veículo. Esse é o caso da dona Maria da Paz, de 56 anos, também residente da rua Violeta, que exprime o desejo de vender sua casa e se mudar para um local com melhores condições sanitárias e de infraestrutura. 



A doméstica aposentada conta que tudo piorou após o início das obras de rede de esgoto do Residencial Sicília, do Grupo FV Construtora. Maria relata que, em um episódio vivido esta semana, ela teria pedido ao mestre de obras que recolocasse a terra retirada da rua para instalação da rede de esgoto, no que ele respondeu que não era problema dele.

“Não entra carro, não entra Uber. Quem tem carro, como a gente mesmo, deixa para fora. E agora, com a lama, piorou. Sempre foi ruim e sempre a gente pede ajuda e não tem jeito”, disse Maria em entrevista ao Leiagora.

“A gente vai sair, a gente atola, e todo mundo perde o chinelo se for atravessar. Depois da obra, uma vez choveu e eu pedi a Deus que não que não chovesse mais, porque, se chovesse aqui, do jeito que está, ia alagar minha casa de lama. Eu falei pra eles, para o povo da obra, que não ia ser só água, ia ser lama e ia acabar com minha casa”, continuou.

Maria ainda relata que a coleta de lixo deixou de passar em sua rua, parando somente na esquina da rua Crisântemos. Diante disso, a aposentada tem que juntar seu lixo e levar até o local para que a coleta o recolha.

Enquanto dona Maria desabafava sobre o abandono de seu bairro à equipe do Leiagora, a estudante do curso técnico de Enfermagem, Rafaella, veio andando pela lama, descalça, pois recentemente havia perdido um par de chinelo ao andar pela rua.

“Eles estão mexendo aqui, mas não é nada beneficiado ao morador. É beneficiando o condomínio que estão fazendo, então eles estão passando a rede de esgoto aqui. Na rua descia água, mas não era assim”, disse a jovem, apontando para os sulcos enormes na via.

“Uber cancela. Quando ele vem chegando e vê que é por aqui, cancela. Nem fala 'vamos encontrar em tal lugar'. Eu já fiquei duas horas esperando Uber. Eu faço curso à noite, de técnica de enfermagem. Chego lá toda respingada de lama. Antigamente era mais tranquilo”.



Sobre essas denúncias, o Leiagora entrou em contato com a Concessionária Águas Cuiabá, que afirmou ser uma obra privada, portanto, não seria de sua responsabilidade.

Confira o posicionamento abaixo:

“É uma obra privada mesmo, da Construtora FV. Qual é a questão dessa obra, tem ligação com o esgoto, mas não é da concessionária [Águas Cuiabá], porque quando a concessionária passa a rede coletora de esgoto no bairro, fica a responsabilidade de cada morador, nesse caso, o condomínio, de fazer a interligação com a rede coletora de esgoto. Então, é essa obra que está ocorrendo nesse Residencial Sicília. A concessionária não tem responsabilidade nisso. Então, o que ela tem feito é acompanhar essa obra de interligação, mas não é ela que realiza. Tanto é que depois de todas as obras finalizadas de esgoto, há uma sensibilização com todos os moradores do bairro, do condomínio, para que façam essa interligação com a rede coletora de esgoto”.

Já o engenheiro do Grupo FV Construtora, responsável pela obra, informou que instalação da rede de esgoto foi acompanhada pela Concessionária Águas Cuiabá, e que a empresa FV irá realizar “melhoria”, uma adequação elevatória no bairro Serra Dourada. 

“Além de a gente fazer o serviço com qualidade, a gente pegou e ainda fez melhorias para o pessoal do Serra Dourada. Porque as ruas estavam cheias de buracos, a empresa foi lá, tampou todos os buracos que estavam ali na rua, para poderem passar os carros tudo certinho e não ter nenhum problema futuro”, afirmou o engenheiro, através de uma mensagem de áudio pelo aplicativo WhatsApp.

Por último, também questionada sobre a situação, a Secretaria Municipal de Obras de Cuiabá enviou a seguinte nota:

A Secretaria Municipal de Obras Públicas sobre o bairro Serra Dourada, informa:

- Uma equipe foi designada para comparecer ao local e realizar os serviços de reparo e patrolamento das vias;
- Referente a pavimentação, esclarece que está viabilizando os recursos necessários para dar início às obras; 
- Vale destacar que a Gestão Emanuel Pinheiro durante os cinco anos à frente do Executivo Municipal já entregou mais de 1.500 km de vias pavimentadas no município. A meta para 2022, é entregar mais 50 km.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Jonathan 16/04/2022 às 00:00

    Uma vergonha Cuiabá toda cheia de buracos por onde é que vc ande, até mesmo no centro da cidade, basta passar pela Av Dom Bosco e se vê buracos, fora os bairros centrais, os bairros mais afastado então nem se fala o que dizer da grande CPA, da região do Coxipó entre outros bairros e regiões da cidade, esse prefeito é um lixo e quem votou nele tem que se fuder junto com ele.

 
Sitevip Internet