Cuiabá, quinta-feira, 16/05/2024
00:46:22
informe o texto

Notícias / Política

16/04/2022 às 08:05

Faissal propõe programa de despoluição do Rio Cuiabá inspirado no Rio Tietê

O deputado afirma que o Rio Cuiabá está pedindo socorro, e não irá aguentar a instalação de novas PCHs em seu curso

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda

Faissal propõe programa de despoluição do Rio Cuiabá inspirado no Rio Tietê

Foto: AL-MT

O deputado estadual Faissal Calil (Cidadania) faz coro aos demais deputados que são contrários à instalação de novas Pequenas Centrais Hidrelétricas na extensão do Rio Cuiabá e sugere que o Governo do Estado crie um programa para despoluição, inspirado no que foi realizado no Rio Tietê, que corta a cidade de São Paulo. 

“O que temos que fazer com o Rio Cuiabá é uma despoluição, o mesmo que está sendo feito lá no Rio Tietê. Essa é a única forma que temos de reerguer nossa cidade, porque se o rio morrer, as duas cidades que dependem do rio, que são Cuiabá e Várzea grande, vão morrer junto”, defendeu.

Faissal afirma que o Rio Cuiabá está pedindo socorro e não irá aguentar a instalação de novas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) em seu curso. “O rio vem sofrendo com a degradação, com a poluição urbana, com o esgoto a céu aberto, com a pesca predatória, enfim. Nós temos que ter um olhar especial com o Rio Cuiabá, que é o nosso coração”, completou.

Diante disso, ele garante que continuará votando a favor do projeto de lei, de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSDB), que proíbe a construção de PCHs ao longo do Rio Cuiabá.

“Estamos aqui para defender o nosso rio, e por isso sou contra a criação de hidroelétricas no Rio Cuiabá. Esse é o nosso posicionamento. Quer fonte de energia? Nós temos uma fonte de energia que não polui o meio ambiente, que é a energia solar. Então, eu sou a favor da criação de energia solar como fonte alternativa, e não a criação de novas hidrelétricas, ainda mais no nosso Rio Cuiabá”, concluiu o parlamentar.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet