Cuiabá, sábado, 27/04/2024
10:57:22
informe o texto

Notícias / Política

27/04/2022 às 08:03

Projeto que obriga aviso prévio para corte de energia tem parecer contrário e vereador pede vista

O PL nº 8951/2021 trata da obrigatoriedade de aviso prévio aos consumidores que terão corte de energia em suas residências

Angélica Callejas

Projeto que obriga aviso prévio para corte de energia tem parecer contrário e vereador pede vista

Foto: Divulgação

A sessão dessa terça-feira (26) da Câmara Municipal de Cuiabá aprovou todos os projetos de lei e pareceres das Comissões, tendo somente um pedido de vista, por parte do vereador Chico 2000 (PL), do PL nº 8951/2021, que trata da obrigatoriedade de aviso prévio aos consumidores que terão corte de energia em suas residências.

O projeto citado é de autoria do vereador de Cuiabá, Diego Guimarães (Republicanos), que durante abertura de discussão do parecer, afirmou que houve má compreensão da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Casa em relação à esfera de atuação do projeto. 

O parlamentar explicou que a matéria trata da relação entre o consumidor e a empresa de fornecimento de energia elétrica, além de citar duas outras leis municipais semelhantes e um relatório do Ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, sobre a competência de legislar sobre consumo geral. Segundo Diego, a Comissão deduziu que seria uma interferência no quesito contratual do serviço de distribuição de energia, mas não seria o caso.

“O projeto de lei em questão visa estabelecer a obrigatoriedade de que a concessionária de energia elétrica notifique o cidadão com 72h de antecedência sobre o eventual corte. A CCJ trata o projeto de lei como se nós estivéssemos lidando com a relação entre União e a concessionária de energia elétrica. Não. O projeto em questão trata da relação entre o consumidor e a empresa que fornece energia elétrica, uma relação de consumo”, argumentou o republicano.

Após isso, o presidente da CCJR, vereador Chico 2000 (PL), pediu vista do projeto e disse que iria rever o parecer.

As outras proposições em pauta que foram aprovadas em primeira são o PL 292/2021, que institui o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, o PL 8256/2022, que cria o Conselho Municipal de Imigrantes, e em segunda foi aprovado o PL 280/2021, que dispõe sobre a publicização de fluxograma da Jornada do Paciente com Autismo ou outra neurodiversidade.

Outros projetos de leis que tiveram parecer aprovado pela Casa foram o PL nº 2523/2022, que trata do valor mínimo de débito inscrito em dívida ativa para propor execução fiscal, o PL nº 8257/2021, que cria o Conselho Municipal de Transporte e o PL nº 5355/2021, que institui a campanha municipal de orientação aos idosos contra fraudes eletrônicos e na internet.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet