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03/05/2022 às 07:00

Risco de acidente e morte no trânsito é maior na Miguel Sutil

40% das mortes no trânsito dos últimos 10 anos em Cuiabá são de motociclistas de 20 a 29 anos

Alline Marques

Risco de acidente e morte no trânsito é maior na Miguel Sutil

Foto: Luiz Alves/Secom Cuiabá

As Avenidas Miguel Sutil, Fernando Corrêa da Costa e do CPA são as vias que concentram mais caso de mortalidade no trânsito em Cuiabá. A média é de 200 acidentes por ano, se for levado em conta a série histórica desde 2001, conforme demonstrado no diagnóstico do Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Cuiabá.
 
Os dados da Delegacia de Delitos de Trânsito apontam que houve 87 mortes de trânsito em Cuiabá de janeiro a novembro de 2021 e 98 em 2020. Ao todo foram 2.187 acidentes com vítimas na capital e a maioria deles foi na Miguel Sutil com 271 casos, seguido pela Fernando Corrêa da Costa, com 230 e Avenida do CPA com 179 casos.
 
Dentre os óbitos na capital no período de 2001 a 2020, 40% são motociclistas. Outros 23% são ocupantes de automóveis e 15% são pedestres. A grande parte dos mortos tinha entre 20 e 29 anos.
 
Somente o Hospital Municipal de Cuiabá atendeu 230 motociclistas acidentados. Neste ano foram 122 apenas de janeiro a março.
 
Conforme o Consórcio Cuiabá em Movimento, que desenvolveu o diagnóstico do trânsito da capital, contratado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), cerca de 1,4 milhões de viagens são realizadas na região metropolitana. 78% tem Cuiabá como origem e destino.
 
O diagnóstico apontou que faltam ligações perimetrais, bairros isolados e ausência de vias principais de coletoras na ligação entre os bairros.
 
Como melhorar o trânsito
 
A saída de como melhorar o trânsito tornando-o mais seguro, com maior fluidez e menos congestionado ainda esta em fase de receber sugestões.
 
O engenheiro Cláudio Leite, representante do ‘Consórcio Cuiabá em Movimento’, cita que o diagnóstico está na fase de concluir as análises do que foi coletado até o momento.
 
"Vamos ampliar as análises e nos próximos dias vamos fechar o  diagnóstico. Cuiabá subsidia boa parte do transporte público, e o sistema de transporte ainda está voltando ao normal após a pandemia. A fase seguinte é  tentar discutir as propostas e ações que podem melhorar o transporte coletivo como um todo", comentou.

O plano está sujeito a sugestões. Quem quiser contribuir, pode mandar e-mail planejamento.semob@cuiaba.mt.gov.br e o protocolo presencial da Semob estará disponível para receber ideias e sugestões para o Plano de Mobilidade Urbana.
 
Todo material recebido será encaminhado ao Consórcio e será  aproveitado. O plano está na fase de diagnóstico e espera apontamentos da sociedade para passar para a fase de proposições.
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