Cuiabá, sábado, 27/04/2024
01:44:38
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

15/05/2022 às 15:19

Com apagão na formação, Senar corre contra o tempo para capacitar 120 mil trabalhadores

Dois anos sem cursos, impacto foi maior em treinamentos para operar maquinários agrícolas com tecnologias mais recentes

Débora Siqueira

Com apagão na formação, Senar corre contra o tempo para capacitar 120 mil trabalhadores

Foto: Divulgação

Se antigamente a máxima era “estude para não ter que trabalhar na roça”, agora pode-se dizer que mudou para “estude para trabalhar na roça porque está tecnológica demais”. Por isso, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) realiza uma espécie de força-tarefa para ofertar 10 mil cursos, capacitar 130 mil trabalhadores e beneficiar 5 mil propriedades rurais no ano de 2022.
 
Conforme o superintendente do Senar Mato Grosso e vice-presidente da Famato, Francisco Olavo Pugliesi de Castro (Chico Pauliceia), há vagas de emprego no campo, mas falta mão de obra qualificada. Sim, é preciso formação técnica para conseguir uma vaga.
 
Entretanto, com os dois anos de pandemia houve um ‘apagão’ na capacitação e trouxe impacto negativo para o setor da agropecuária. Estima-se que 5 mil cursos deixaram de ser ministrados devido a covid-19 e ao distanciamento social.
 
O maior problema foi visto na qualificação para operar e fazer a manutenção em maquinários e implementos agrícolas. Com uso de tecnologia de ponta para a agricultura de precisão, os dois anos de defasagem pesam. Até mesmo os instrutores do Senar tiveram que correr para recuperar o tempo perdido para se qualificar, para ensinar os demais em treinamentos sobre as novidades no mercado.
 
“Nós tivemos uma serie de cancelamentos de cursos, em razão dos decretos, mas a indústria e a agricultura não pararam. Com isso ficou a necessidade acumulada de fazer os treinamentos. Em 2022 retomamos com força e fazer mais de 10 mil cursos e promover a capacitação de mais de 120 mil pessoas”.
 
Apesar da defasagem ser mais sentida na operação de máquinas agrícolas, todos os setores da agropecuária tem demandas para qualificação de recursos humanos, pois há alta tecnologia em todas as vertentes da produção rural.
 
“De modo geral, todo o complexo da agropecuária necessita de mão de obra qualificada e o Senar esta aqui para suprir isso. Trabalhar no campo hoje significa uma qualidade de vida melhor e com salários melhores ou iguais os da cidade”.
 
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet